O Acolhimento (Agir com atenção e empatia nas relações para que todos se sintam pertencentes e respeitados) é um dos principais valores da Toledo Prudente, fortemente reconhecido pela comunidade.

E, levando isso em conta, bem como às legislações sobre o atendimento às pessoas com ou em status de deficiência, transtornos, altas habilidades e as diretrizes do Plano Nacional de Educação, foi instituída uma Política de Acolhimento e Acessibilidade da Toledo Prudente.

A intenção é, a partir dela, viabilizar ações para a eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais, de comunicações, tecnológicas e pedagógicas, favorecendo a inclusão de estudantes, docentes e colaboradores no ambiente universitário, de forma a coibir e inibir qualquer tipo de discriminação.

Para isso, sob a orientação da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico, a política objetiva:

- Propor ações afirmativas para a superação de barreiras e promoção de acesso e permanência;

- Analisar as condições do estudante realizando encaminhamentos, quando necessário;

- Desenvolver projetos e atividades para a conscientização da comunidade acadêmica;

- Oferecer assistência às pessoas com deficiência e/ou transtornos no ambiente acadêmico;

- Acompanhar e promover junto ao corpo docente e administrativo formação e orientação continuada para a construção de uma prática pedagógica e atitudinal inclusiva e

- Acompanhar a execução de projetos de acessibilidade arquitetônica realizada pela IES, em conformidade com o Decreto nº 5.296/2004, a Lei nº 13.146/2015 e a ABNT 9050/2015.

Assim, discentes, docentes e colaboradores estarão assegurados em seus direitos e deveres, para que possam exercer seus domínios com respeito e dignidade, primícias de todos!

Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe: naac@toledoprudente.edu.br

#juntossomosmais