Estudante de Direito da Toledo Prudente faz intercâmbio em Brasília

30 | 01 | 2023
Vinicius Coimbra

De modo geral, existem vários motivos que levam um universitário a querer fazer um intercâmbio. Novas culturas, lugares, línguas e estudos são alguns exemplos disso. Quem vivencia esta experiência, volta com muito mais conhecimento e pronto para encarar desafios e aproveitar oportunidades.

A aluna de Direito da Toledo Prudente, Amanda Lopes, está em Brasília, para um intercâmbio de quatro semanas, de 23 de janeiro a 17 de fevereiro. A viagem faz parte do Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), juntamente com o PinCade, que tem por objetivo dar oportunidade a jovens talentos das cinco regiões do país de conhecer a rotina de atividades desenvolvidas, incentivando os intercâmbios técnico, científico e cultural.

Saiba como foi a primeira semana de intercâmbio!

A estudante cita a importância do evento para sua carreira profissional e diz como está sendo o novo desafio.

“Conhecer a capital do Brasil e ter contato com estudantes de todas regiões tem sido uma experiência muito nova e enriquecedora. Sem dúvidas não teria melhor lugar para aprender sobre um ramo tão específico do Direito (autarquia) e estou muito feliz com a oportunidade.”

O Cade é uma oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país vivenciarem as atividades cotidianas, tanto nas áreas técnicas quanto nas processuais.

“Pretendo fazer o máximo de contatos possível e absorver muito das palestras e da prática no Tribunal do Cade. A experiência está me agregando muito academicamente”, conclui Amanda.

PinCade

O programa é realizado desde 1999 e cerca de 400 estudantes já participaram da iniciativa. Neste ano, o PinCade (programa de intercâmbio) comemora a sua?42ª edição.

Os alunos selecionados participam do Curso Aplicado de Defesa da Concorrência; de estudos e análises de casos concretos; e do processo de elaboração de notas técnicas e de relatórios de atos de concentração econômica, além de processos administrativos em trâmite no Cade.

O objetivo do PinCade é difundir e fortalecer a cultura de defesa, promover a cooperação científica e estimular discussões e estudos acadêmicos sobre o tema.