Dia Nacional da Fisioterapia: setor está em ascensão no país

13 | 10 | 2020
Mariane Peres
Mariane Peres

Cada vez mais em ascensão no país, a Fisioterapia se destaca devido às diversas possibilidades de atuação. Conforme dados de pesquisas nacionais sobre o mercado de trabalho diante da Covid-19, a profissão está entre as dez mais requisitadas no país. No Dia Nacional da Fisioterapia, a ser comemorado nesta terça-feira (13), a Toledo Prudente celebra a data com os resultados positivos obtidos com o curso que teve início neste ano de 2020 e já apresenta altos índices de empregabilidade.

A Fisioterapia é a área da saúde responsável por pesquisar, tratar e prevenir os distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas ou enfermidades contraídas. Ela foi regulamentada oficialmente no Brasil através do Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, data na qual passou a ser celebrada o dia da profissão no país.

Em 1975, foi instituído o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), assim como o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), que desde então passaram a fiscalizar e administrar o exercício da profissão. Conforme os órgãos, atualmente são mais de 240 mil profissionais registrados no Brasil – o país lidera o ranking de registros no mundo.

O grande número se deve ao fato do mercado de trabalho para o fisioterapeuta proporcionar oportunidades na carreira empreendedora, clínicas, hospitais, empresas e na área acadêmica. Com a graduação focada nas necessidades da trabalhabilidade, a Toledo Prudente investiu em estrutura, com laboratórios modernos e inovadores, e em um corpo docente de excelência, garantindo a qualidade de ensino aos futuros profissionais.

LEIA TAMBÉM

Toledo Prudente anuncia que o semestre letivo será concluído remotamente

Está pensando em fazer faculdade? Toledo Prudente oferece “aula teste” em vários cursos

Conforme a coordenadora de Fisioterapia do Centro Universitário, Susimary Padula, o foco e embasamento do curso têm sido diferenciais na conquista de bons resultados. “A Toledo Prudente já é referência devido à qualidade no ensino que possui há quase 60 anos, por isso, buscou trazer no curso pontos importantes aos futuros profissionais, como mantê-lo focados no mercado de trabalho, atuar com a preparação prática, extensão e empreendedorismo, além de inseri-los em estágios já no início do curso”, afirma.

Ela ainda ressalta que diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, a atuação dos fisioterapeutas tem sido fundamental, tanto no campo da pesquisa, em equipamentos e tratamentos, quanto na reabilitação dos pacientes em todo o mundo.

A professora do curso na Toledo Prudente, Alessandra Fabri, salienta que isso ocorreu por conta de os profissionais deste setor estarem na linha frente, assim como médicos e enfermeiros.

 

“A Covid-19 inclui um dramático quadro respiratório que, em casos mais graves, há a necessidade de suporte ventilatório mecânico, geralmente, em leitos de unidade de terapia intensiva ou alas adaptadas para um atendimento de alta complexidade. Nesses ambientes, é indispensável a presença contínua do fisioterapeuta, pois o mesmo é um dos profissionais responsáveis pela avaliação da qualidade respiratória, manutenção da função pulmonar do paciente, por suplementar o oxigênio e pela estratégia ventilatória”, pontua.

Vale ressaltar que fisioterapeuta pode atuar ainda nas áreas de ginástica laboral, esportes, neurologia, cardiopulmonar, geriatria, ortopedia, saúde da mulher, pediatria, entre outras.

ASSUNTOS
RELACIONADOS