Comparados com 2018, produtos natalinos estão 16% mais caros

16 | 12 | 2019
Paulo Sereguetti
Uma edição especial da Coleta de Preços realizada pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário comparou preços de 132 produtos natalinos em quatro supermercados de Presidente Prudente. A pesquisa detectou um aumento de 16,27% em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2018.

Foram comparados os preços dos seguintes grupos: Panetones, Bebidas, Carnes e Embutidos, Frutas Natalinas, Enlatados, Chocolates e biscoitos.

O grupo de Frutas Natalinas apresentou a maior alta nos preços, registrando 79,18% de aumento.  Destacamos a Uva Passa preta sem semente (Kg) com aumento de 55,16%. Em 2018, o Kg da Uva Passa preta sem semente era encontrado por R$20,27 e este ano o preço médio é de R$31,45.

O grupo de Carnes e Congelados apresentou inflação de 10,83%, com destaque para o Lombo temperado KG, com aumento de 43,59%.

O grupo de Bebidas apresentou elevação em seus preços de 7,83% em relação à pesquisa anterior, com destaque para Champagne Maçã – Sidra Cerese, com aumento de 26,18% e o Vinho tinto suave- Natal (750ml), com aumento de 19,20%.

O grupo dos Chocolates apresentou inflação de 1,65%. Destacamos o Chocolate Sonho de valsa (pacote 1 kg) Lacta, que apresentou aumento em seus preços de 8,21% em relação ao período passado.

Seguindo a tendência de alta o grupo de Panetones apresentou alta em seus preços de 1,29% em relação à pesquisa anterior, com destaque para o Chocotone Chocolate c/ Avelã (Bauducco) 500g, com aumento de 13,84%.

A Empresa Júnior Toledo orienta os consumidores que pesquisem os preços dos produtos antes de realizar as compras, pois a concorrência entre os estabelecimentos ocasiona acentuada diferença entre o menor e o maior preço de alguns produtos, como a Cerveja Lata Brahma com diferença de preço de 40,00%, sendo encontrado entre R$ 2,35 e R$3,29 e o Lombo Temperado Kg (marca mais barata) com diferença de preços entre os estabelecimentos de 42,78%, sendo encontrado com preços entre R$ 25,90 e 36,98.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Prudente, são eles: Juliana Poschl Ishida, Higor Henrike Salu da Silva Barberato, Mariana Giacomini Palácio e Victoria Gonçalves Trevizan.  Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli e pelo economista Walter K. Dallari.