Tem gente nova chegando a equipe da
Toledo Prudente Centro Universitário. Estamos falando do Hugo, o nosso intérprete de libras virtual para o site institucional. O NAAC (Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento) comemora essa chegada.
O Hugo é uma ferramenta de inclusão que auxilia as pessoas com deficiência, tornando a comunicação digital mais acessível.
Segundo o último Censo de 2010, estima-se que o Brasil possui mais de 9 milhões de surdos e que a maioria deles não compreende a língua escrita, dependendo do uso de Libras para se comunicar.
A coordenadora no NAAC, Carla Destro, afirma que a acessibilidade é direito fundamental da pessoa com deficiência, pois viabiliza as suas atividades cotidianas.
“A Toledo Prudente tem investido muito em acessibilidade. A estrutura passa por transformações, inclusive com implementação de elevadores, sinalização tátil e visual nos pisos e o Braile nos corrimãos e salas, visando facilitar a circulação das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. O investimento também está presente no oferecimento de tecnologias e recursos humanos”, ressalta Carla.
O investimento é importante, mas o respeito e o fim do preconceito é fundamental. Ofereça auxílio sempre que encontrar uma pessoa com deficiência e respeite as obras de acessibilidade.
Serviço – O NAAC (Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento) foi criado na Toledo Prudente em 2016 com a finalidade de viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico, com a eliminação de qualquer tipo de barreira. O NAAC atende, em especial, pessoas com deficiência auditiva, visual, física, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro Autista. O atendimento é direcionado ao aluno desde sua inscrição no processo seletivo, aos professores, funcionários, bem como membros da comunidade em geral, no ambiente acadêmico.