O evento é realizado anualmente pela Universidade do Norte do Paraná (UENP) e reúne juristas do mundo todo que se organizam em grupos para debates jurídicos diferenciados. Neste ano, o Simpósio será realizado de 27 a 29 de agosto, em Jacarezinho (PR).
Os artigos compõem discussões sobre o Sistema Constitucional de Garantia de Direitos, Violência e Criminologia, Responsabilidade do Estado, Função Política de Processo e Hermenêutica Constitucional.
Laira Noéli da Silva (foto) é aluna do 8º termo do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário. Ela comemora a aprovação do seu artigo ‘Definindo e Diferenciando Nascituro e Natimorto à Luz do Código Civil Vigente’, produzido com a professora Fabiana Tamaoki.
Ela ressalta que esse material tem o objetivo de esclarecer quais são os direitos dos fetos que nascem já sem vida e daqueles que vem ao mundo de forma prematura.
Laira conta que vem estudando o assunto amplamente, pois já teve casos semelhantes em sua família.
“Acompanhei toda a dor dos meus tios quando expliquei que, juridicamente, o feto que nasce morto não tem direito uma sepultura, a uma certidão de nascimento com o verdadeiro nome e sim, que é apenas identificado como ‘Natimorto’, conta.
Aprovação – Apresentarão materiais científicos no VI Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito os professores da Toledo Prudente: Flademir Jeronimo, Gilberto Notário Ligero, Sérgio Tibiriçá Amaral, Fabiana Tamaoki, Marcelo Agamenon, Wilton Boigues Corbalan Tebar, Wellington Boigues Corbalan Tebar, Florestan Rodrigo do Prado, Amarildo Samuel Junior, João Augusto Arfeli Panucci, Pedro Brambilla, Ligia Maria Lario, Fernanda Madrid, Glauco Moreira e Gabriel Lino de Paula Pires.
Os alunos da Toledo Prudente Centro Universitário que estarão presentes apresentando materiais no evento internacional são: Matheus Raphael Costa, Igor de Toledo Pennacchi Cardoso Machado, João Victor Mendes, Laira Noéli da Silva, Alvaro Yanagui, Wellington da Silva Oliveira, Ana Beatriz Depieri, Lucas Noya dos Santos, João Vitor Rigo Bonilha, Leonardo de Moraes, Alvaro Sampaio Neto, Gabriel Ducatti, Yuri Erbella, Guilherme Alcântara, Alana Valério.