Toledo se engaja na Campanha Mundial em prol do Autismo

27 | 03 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela ONU (Organização das Nações da Unidas), em 2007. Ele acontece anualmente no dia 2 de abril, e promove ações para chamar a atenção sobre o Autismo. 

Com o objetivo de colocar o assunto em relevo, a fim de despertar o interesse da população em geral e também das autoridades regionais, a Toledo Prudente Centro Universitário é uma das poucas instituições a mobilizar alunos, colaboradores e professores nesta campanha. Na próxima quinta-feira, data da mobilização mundial, alunos, colaboradores e professores serão incentivados a vestir uma peça de roupa da cor azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

 
O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum em crianças do sexo masculino. Nessa data, diversos pontos turísticos ao redor do mundo se iluminam com a cor para chamar atenção da sociedade.
 
O Autismo é um transtorno neurológico que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. A síndrome acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. 
 
De acordo com os dados divulgados em 2013 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 1 em cada 50 crianças sofre com Autismo. No entanto, estima-se que 90% dos brasileiros com Autismo não tenham sido diagnosticados e a falta de informação é apontada por especialistas como o principal problema. 
 
Ainda na quinta-feira (02), está programada uma palestra com o tema “A diferença é que tenho Autismo…mas vivo no mesmo mundo que você!”. O evento acontece às 19h no Salão Nobre da Toledo Prudente e trará profissionais da neurologia, psicopedagogia, assistência social, psicologia e outros. 
 
De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo Prudente, Juliene Aglio Parrão, o objetivo da palestra é ampliar o conhecimento e contribuir para inclusão social da pessoa com autismo. “Serão abordados quatro grandes eixos: O que é o Autismo e possibilidades de tratamento; Tratamento biomédico para pessoa com a síndrome; Dificuldades psicossociais enfrentadas pelas famílias da pessoa com Autismo e Inclusão escolar, formação profissional e dificuldades de aprendizagem”, ressalta Juliene.
 
Podem participar da palestra país, profissionais da área, estudantes e a sociedade em geral. Os interessados devem fazer a inscrição clicando aqui!