Alunos de Direito competirão nos Estados Unidos

24 | 02 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Lucas Noya dos Santos, 22, e João Ângelo Lima, 21, alunos do 9º termo do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário começam a intensificar os estudos e preparar as malas para uma competição internacional de Direitos Humanos que será realizado em maio em Washington, nos Estados Unidos. 
 
O desafio reúne as melhores universidades do mundo para confrontarem suas ideias e talentos em uma simulação do Julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos. E para participar deste evento, as melhores instituições de ensino superior devem receber o convite da instituição organizadora, American University Washington of Law.
 
Para o professor do curso de Direito da Toledo Prudente, Daniel Colnago, trata-se de um evento de importância internacional. Há anos a Toledo Prudente vem sendo convidada a participar. A expectativa é alta, já que em 2013 conseguimos um inédito quarto lugar geral, dentre mais de 150 universidades do mundo todo. Essa será a quinta vez que o Centro Universitário participará do evento. 
 
A primeira viagem internacional dos alunos traz uma mistura de ansiedade e responsabilidade em representar o Centro Universitário em uma competição de tamanha importância. 
 
“A Toledo Prudente é uma instituição séria, que confia a seus alunos a missão de representa-la nesta tradicional competição internacional. Estou estudando muito para fazer bonito nos Estados Unidos”, ressalta Lucas.
 
Já João Ângelo, declara que participar deste evento é a maior responsabilidade de sua vida. “A rotina de estudos é grande e nós estamos nos preparando para trazer para Prudente bons resultados”, reforça.
 
Para a competição, a equipe da Toledo Prudente possui um corpo de orientadores formados, inclusive, por professores que já foram competidores em edições anteriores, como é o caso dos Professores Daniel Colnago (Foto 2) e Caíque Tomaz. Os estudos acontecem semanalmente, e, além disso, os alunos estudam individualmente casos julgados pela Corte.
 
“Desde o início da graduação me dedico não só a leitura, mas também a produção de artigos científicos sobre esta temática, já participei de congressos de Direito Internacional e eventos de simulações da competição interamericana. Independentemente do resultado, creio que todo esforço ao longo destes cinco anos produzirá uma maturidade bem avançada”, afirma João Ângelo.
 
Para Colnago, é muito importante que os alunos se dediquem aos estudos. “É uma competição muito importante que reúne os melhores alunos de vários países. O Brasil está sempre representado por cerca de dez instituições de ensino superior, uma delas é a Toledo Prudente”, conta. 
 
Para alcançar bons resultados em terras americanas, é preciso conhecimento específico sobre os casos reais julgados pela Corte Interamericana, chamados de "leading case". Porém, além de conhecer os casos, é necessário saber aplicá-los ao caso que são apresentados. Também é exigido um conhecimento razoável sobre o Processo e Procedimento perante a Corte, seus princípios, regras e postulados normativos.
 
As competições serão realizadas de 18 a 22 de maio. Os alunos e o orientador, professor Daniel Colnago devem permanecer em Washington por dez dias.  
 
 
Saiba mais – A Toledo Prudente Centro Universitário oferece bolsas de estudos para alunos que se interessam em participar do Programa de Iniciação Científica (PICT). Em 2015, a bolsa para os pesquisadores será de 40% sobre o valor da mensalidade. As pesquisas contemplam as áreas do Direito, Serviço Social, Negócios e Tecnologia. Mais informações no Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) da Toledo Prudente pelo telefone (18) 3901-4000.