Encontro do Conpedi terá participação da Toledo Prudente

22 | 09 | 2014
Paulo Sereguetti
O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), realizará o I Encontro de Internacionalização em Barcelona entre os dias 8 e 10 de outubro e a Toledo Prudente Centro Universitário será representada pelo coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá e pelo professor Mário Coimbra (fotos).

A iniciativa conta com a parceria da Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona.

O evento terá como tema “Atores do desenvolvimento econômico, político e social diante do Direito do século XXI”.

O artigo escrito pelos representantes da Toledo Prudente trata sobre o Controle de Convencionalidade da Corte IDH e a Proteção dos Direitos Humanos no Âmbito Global.

“A relevância do tema gravita sobre a importância de sabermos que acima do Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Judiciário brasileiro, há Cortes cujas decisões têm grande repercussão para a efetividade dos direitos humanos em nosso território. Assim, o conhecimento das decisões proferidas pela  Corte IDH tornou-se uma obrigação dos cultores do direito”, explica.

Segundo Coimbra, o evento é importante, porque os trabalhos científicos que foram produzidos pelo Brasil serão divulgados na Europa.

“Como se não bastasse tal fato, haverá um acentuado intercâmbio entre a produção científica brasileira e espanhola”, afirma o professor Mário Coimbra.

O professor diz que ter o artigo aprovado para integrar o I Encontro de Internacionalização do Conpedi reflete o reconhecimento do ineditismo do trabalho e a relevância da pesquisa para a internacionalização do direito.

“A apresentação de trabalhos científicos deve ser uma diretiva constante do professor e do próprio estudante e serve de coroamento da própria pesquisa, numa inequívoca colaboração com a Ciência e com a coletividade”, finaliza.

Sobre – O I Encontro de Internacionalização do Conpedi visa levar as pesquisas que foram realizadas nos programas de Pós-Graduação em Direito e, ainda, constituir fóruns permanentes para que haja discussão e publicação das pesquisas em Direito no exterior.