Professores participam de homenagem

22 | 04 | 2014
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Os professores do curso de Direito da Toledo, Daniel Colnago, Gilberto Ligero e Paulo Eduardo D'Arce Pinheiro escreveram artigos que compõe o livro “Execução Civil e temas afins do CPC/1973 ao novo CPC”. A obra é uma homenagem ao professor Araken de Assis.
 
Ligeiro explica que a homenagem é feita, porque o professor Araken de Assis é um dos mais respeitados juristas brasileiros, pois é um profundo conhecedor do Direito Processual Civil. 
 
“Ele tem sido referencial para toda uma geração de processualistas. Percebe-se que o professor Araken sempre procurou estar envolvido nos principais debates sobre o Direito Processual Civil pátrio, especialmente nesse momento em que um Novo Código de Processo Civil tramita no Congresso Nacional”, afirma Ligero. 
 
O artigo escrito por Colnago no livro tem como título “Tutela específica e a cláusula geral de atipicidade dos meios executivos: alguns parâmetros”.
 
“Discuto os mecanismos que o juiz tem para forçar o devedor a cumprir especificamente a obrigação ao invés de se converter em simples indenização”, explica Colnago.
 
Já Pinheiro conta que em 1997, participava do programa de mestrado da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e a disciplina escolhida foi o estudo da Execução Civil. 
 
“Durante todo um semestre, foi diário o contato com a obra do professor Araken de Assis, especialmente o seu magnífico livro, então intitulado, “Manual do processo de execução”. E numa dessas ocasiões, deparei com uma observação lançada, em nota de rodapé, pelo cientista gaúcho, assinalando lacuna na doutrina sobre a classificação dos poderes executivos do juiz”, relembra.
 
Segundo o autor, a anotação serviu para semear nele a vontade de estudar os poderes do juiz na atividade executiva.
 
“Anos depois, isso culminou com a elaboração e apresentação de tese para a obtenção de grau de doutor pela PUC”, recorda.
 
O livro “Execução Civil e temas afins do CPC/1973 ao novo CPC” foi doado pelo professor Gilberto Ligero e está disponível na Biblioteca da Toledo para empréstimo e na Mtoledo para aquisição.