25 | 09 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Mais uma professora do curso de
Direito da
Toledo Presidente Prudente acaba de conquistar o título de mestre. Fernanda de Matos Lima Madrid escreveu sobre “A função oculta da pena privativa de liberdade e do sistema prisional" na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Fernanda afirma que o tema de sua dissertação foi baseado em sua experiência profissional como advogada especializada em execução criminal.
“Percebia que o discurso oficial do sistema punitivo era de que a função da pena privativa de liberdade era ressocializar o infrator e prevenir a prática de crimes futuros, entretanto, a real função é servir como um instrumento de exclusão social a serviço de uma classe dominante”, explica.
O tema, segundo a professora, é relevante à medida que aborda as questões relativas a efetiva função que a pena privativa de liberdade e o sistema prisional exercem na sociedade brasileira.
“Portanto, é inegável que o estudo sobre o assunto é fundamental na busca de alternativas mais legítimas à prisão”, ressalta.
Ela ainda acrescenta que a passagem pelo programa de mestrado fez com que obtivesse uma visão mais ampla e crítica do Direito.