08 | 08 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Os alunos da turma VI do MBA em
Gestão de Pessoas da
Toledo Presidente Prudente apresentaram o trabalho de conclusão de curso, no último final de semana, dias 02 e 3 de agosto, à banca examinadora como condição para a conclusão do curso. Participaram da banca os professores João Vicente Fogaça Viggiani e Célia de Oliveira de Santana, acompanhados do coordenador do curso, Márcio Sanches.
Os cursos de negócios que tiveram início em fevereiro de 2011 são os que estão fazendo a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso as bancas examinadoras. Nos cursos de Direito a atividade já é realizadas desde o ano de 2008. No curso de Serviço Social será implantada na próxima turma que ingressará em 2014.
O coordenador dos cursos de MBA da Toledo, Márcio Sanches, explica que a ideia de fazer com que os alunos apresentem a monografia é fazer com que os resultados obtidos sejam compartilhados.
“Nossa ideia com a introdução da apresentação dos planos e monografias foi que os alunos compartilhem com os colegas e com a comunidade acadêmica e empresarial as análises e resultados de seus trabalhos, proporcionando assim um maior acesso a todos”, explica.
Sanches ainda expõe que a apresentação tornou-se obrigatória em todos os cursos de negócios, porque é de fundamental importância que os alunos sejam capazes de “vender” as suas opiniões.
“Nossa ideia ao tornar a apresentação obrigatória, é que os alunos ao longo do curso desenvolvam a habilidade de "vender" seus conceitos, pois esta é uma competência muito importante para os profissionais que atuam no mundo dos negócios, não só quando se tem contato com clientes, mas em toda a organização, uma vez que internamente todas as áreas precisam apresentar e aprovar seus projetos, orçamentos e outros planos com níveis superiores, conselhos e outras instâncias deliberativas”, ressalta.
A professora Célia comenta que a
Toledo tem um grande diferencial em seus cursos de MBA e especificamente no curso de Gestão de Pessoas, porque o aluno tem a oportunidade de elaborar um plano de recursos humanos tendo como universo de pesquisa uma empresa real.

“Isso possibilita a implementação prática dos conceitos e estudos que ocorrem em sala de aula e ainda a possibilidade de um trabalho científico”, afirma.
João Vicente Viggiani também comenta que a elaboração da monografia é extremamente positiva, porque é nesse momento que os alunos somam tudo o que foi aprendido no curso.
“O processo de elaboração da monografia pode ser vista como a somatória dos conhecimentos que o aluno adquiriu no decorrer do curso de maneira organizada e de acordo com método específicos, ele seleciona um tema que lhe desperta maior interesse”, expõe.
O aluno do curso de MBA de Gestão de Pessoas, Fabiano de Oliveira Pardo, apresentou sua monografia no dia 2 de agosto e conta que ficou preocupado com apresentação, mas entendeu a importância dela.
“Inicialmente quando fiquei sabendo que iria ser necessária a defesa oral, fiquei receoso, mas depois achei que seria importante poder demonstrar o que aprendi durante todo o curso da pós-graduação, com as pesquisas realizadas e orientações dos professores, e que isso poderia contribuir de forma positiva para minha vida profissional”, expõe.
A diretora acadêmica da Toledo, Zelly Pennacchi Machado, comenta que apesar de não ser obrigatória a apresentação nos curso de pós-graduação lato sensu é uma oportunidade de qualificar o curso e auxilia no desenvolvimento de diversas competências.
“A apresentação do TCC às bancas não é um procedimento obrigatório dos cursos de pós-graduação “lato sensu” , contudo optamos pela implantação junto sãos nossos cursos porque além de qualificar o curso é também muito importante para o desenvolvimento de competências e habilidades, tais como: o trabalho em equipe, resolução de conflitos, comunicação oral e relacionamento interpessoal” diz Zelly.
No próximo final se semana é a vez dos alunos do MBA em Gestão Empresarial apresentarem seus TCC. A apresentação dos trabalhos é aberta ao público e estão todos convidados. Os trabalhos são apresentados no prédio do Centro de Pós-Graduação da Toledo.