Com uma palestra sobre o Sentido da Vida, ministrada pelo professor da graduação da Toledo/PP, o médico José Hamilton do Amaral, teve início na manhã do dia 4 de março, o primeiro semestre do programa de extensão da Toledo/PP, Toledo Aberta À Melhor Idade.
(na foto estão os professores da Melhor Idade, junto com a coordenadora do programa)
José Hamilton ressaltou as diferentes formas com que cada ser humano se realiza, ou encontra a felicidade. De acordo com ele, esta felicidade está em conseguir, o equilíbrio no dia-a-dia e conseqüentemente, o bem estar pessoal e isso é algo individual que cada um encontra o seu em diferentes situações.
“Têm pessoas que encontram o sentido da vida se tornando um milionário, outros tendo poder, alguns sendo agressivos, outros na fé e muitos ainda passam anos e anos buscando o sentido de suas vidas vivendo sensações de angústias, emoções, aflições, entre outras e não o encontram”, explicou.
Após sua palestra, a nova coordenadora do programa, a professora de educação física, pós-graduada em Gerontologia, Márcia Polloni Rosas Dias, fez a apresentação dos professores e cada um deles pôde falar um pouco de sua disciplina que para 2008 a princípio são: Dança, Informática, Tai-Chi-Chuan, Espanhol, Atualidades, Alongamento e Relações Interpessoais.
Uma novidade para 2008 é a disciplina de Canto Coral com a professora Ana Rita Chizzolini Cervelline, que irá trabalhar com os alunos o aquecimento vocal, técnicas vocais e expressão corporal por meio da música.
Para finalizar a Aula Inaugural do programa, a nova professora de Relações Interpessoais, Eliane Pacini, discorreu sobre motivação. Além dos alunos do programa a Toledo/PP recebeu uma visita especial, da psicóloga Flávia Rodrigues e da terapeuta ocupacional, Cláudia Ribeiro do Asilo São Rafael, que aproveitaram a oportunidade e trouxeram 10 idosos do lar para participarem da palestra.
“Acho importante eles participarem destas palestras para ouvirem um pouco sobre a essência da vida. A palestra foi muito boa, pois mostrou para cada um deles o valor das coisas simples da vida”, disse Flávia, o que eles confirmaram. “Foi muito bom ter vindo aqui hoje, o conteúdo apresentado foi bem interessante”, falou Marilena Conrado de Alcântara. “Tenho 73 anos e hoje vi que ainda tenho muito para viver e ser feliz. Quando vamos ficando mais velhos vamos pensando na morte, mas está errado temos é que pensar em saber viver. Adorei ter conhecido o programa e as palestras”, disse Juvelina Teixeira.
E não eram só elas que estavam radiantes com as palestras, quem participa do programa também estava com muita vontade de voltar. “Sou uma super veterana, estou neste programa desde o começo e vou estar sempre. Gosto muito e não via a hora de voltar. Adorei as palestras e mais ainda ver novos professores e colegas, pois é uma oportunidade de fazer novas amizades”, falou a aluna Zede Prataviera.
E você, que tem interesse em conhecer o programa Toledo Aberta à Melhor Idade, venha para a Toledo/PP, aproveite para descobrir o prazer de viver!!!