No último mês o Índice de Preços Toledo – IPT registrou uma inflação de 2,43%. Na segunda quinzena do mês de janeiro consumidor gastava R$ 273,02 para comprar a cesta básica regional, no mesmo período só que nesta primeira quinzena de fevereiro/08 esse valor atingiu o total de R$279,64.
Entre os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços está, o Queijo Mussarela Kg, o Óleo de Soja 900 ml e a Margarina 500g com elevação nos preços de 23,19%; 20,22% e19,11 % respectivamente.
Os produtos que tiveram as maiores baixas em seus preços foram o tomate -27,01% e as carnes, a alcatra com queda de -10,83% e frango resfriado -9,18%.
Em geral os alimentos tiveram alta nos preços, com exceção de alguns produtos, a tendência é de queda no preço da carne bovina, após boicote da carne brasileira pela União Européia, fato péssimo para os pecuaristas, para a massa assalariada brasileira pode ser bom, se realmente houver queda de preço.
Nos últimos 12 meses o IPT acumula alta de 19,7% um aumento expressivo se considerarmos a inflação do período medida pelo IPCA que é da ordem de 4,46%.
A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Carbonera Santos, Murilo K. M. Haga Mayara Cristina Lamberti, Samuel Barros Cordeiro e Thiago S. Yassuda sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.