EJT faz pesquisa de dezembro

11 | 12 | 2007
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

A Empresa Júnior Toledo – EJT realizou uma pesquisa de preços, em supermercados de Presidente Prudente, no dia 5 de dezembro de 2007, sendo constatada alta de 1,58% em relação ao mês anterior. O IPCA apresentou uma alta de 0,38% para novembro.


 


O grupo que apresentou maior alta foi o de Carnes e Embutidos, (9,23%). Os produtos que tiveram maior elevação de preços deste grupo foram o frango congelado e o frango resfriado que apresentaram altas de 24,96% e 20,52% respectivamente; o frango está ficando mais caro devido à diminuição da criação por parte dos produtores.


 


O feijão, que é um dos principais produtos que compõe a mesa do brasileiro, teve alta de 48,67%. Nesta pesquisa encontramos o feijão a um preço médio de R$ 5,58 enquanto que no mesmo período do mês anterior este produto custava R$ 3,75. Essa alta é considerada extraordinária e se dá pela falta de chuvas deste ano, que provocou quebra na safra.


 


Em contrapartida, houve grupos que apresentaram queda, o que mais se destacou foi o de Matinais e Doces com queda de 1,44%. Neste grupo os produtos que mais se destacaram foram o Café Caboclo de 500gr e o Nescau de 400gr, com quedas respectivas de 4,46% e 3,60%.


 


Embora o grupo de Matinais e Doces tenha sido o grupo a apresentar a maior baixa na somatória de seus produtos, alguns produtos, de outros grupos, apresentaram queda mais acentuada, como foi o caso da farinha de milho Yoki de 500g e o queijo mussarela fatiado, com queda de 12,11% e 11,56% respectivamente.


 


Com tantas altas consecutivas cabe ao consumidor pesquisar atentamente a variação de preços entre os supermercados, para economizar o máximo em suas compras pois, com a concorrência acirrada entre os supermercados, podemos encontrar variações maiores que 70% entre um supermercado e outro. O consumidor deve buscar sempre por ofertas e comprar apenas o que tiver mais barato em cada supermercado.


    


A EJTconstatou que, se a compra dos produtos pesquisados fosse feita sobre os menores preços encontrados, o consumidor gastaria $ 340,79 reais para adquirir os produtos, e se fosse feita sobre os maiores preços encontrados, o consumidor gastaria $ 424,92 para adquirir os mesmos produtos, gerando uma variação percentual de 24,69%. Portanto, podemos constatar que realmente vale a pena pesquisar preços.  


 


Confira a pesquisa