A psicóloga, mestre em psicologia da Educação, Marisabel de Souza Prado Ribeiro ministrou, no dia 31 de agosto, na Toledo/PP, por meio do programa de palestras de Integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, uma palestra sobre: “Comportamento Pessoal na Organização”.
Sua idéia principal foi mostrar algumas competências não relacionadas ao conhecimento técnico que, na realidade de hoje, e cada vez mais tem muito peso nas organizações, que são as competências humanas. (na foto Marisabel e Willian)
“O principal objetivo foi tentar discutir com os estudantes e profissionais o tão falado relacionamento interpessoal, o fato de sabermos lidar com outras pessoas, fazer uma gestão de pessoas. Para muitos esse tipo de assunto pode ser uma frescura e é aí que surgem tantos desleixos e tratamentos informais. Temos que sempre lembrar que o que vale no papo do bar não vale no papo da empresa e quem dita as regras não somos nós, mas sim o local de trabalho em que estamos inseridos”, afirmou Marisabel que também ressaltou o fato de que é muito importante seguir essas regras nas empresas, pois vivemos em um mundo de negócios cada vez mais globalizado, e em nosso ambiente de trabalho convivemos com pessoas com culturas totalmente diferente das nossas.
“O que para alguns pode parecer normal, para outros pode ser absurdo, por exemplo, para alguns países homens se cumprimentarem com beijos é normal, para os brasileiros já não e em uma organização convivemos com pessoas oriundas de outras cidades, estados e até mesmo países”. Depois Marisabel passou a fornecer algumas dicas sobre vestuário e atitudes. Ela é consultora de empresas na área de desenvolvimento de líderes e gestores, professora de cursos de MBA Executivo, pós-graduação e programas in company. Também atua como consultora organizacional na Right Saad Fellipelli Consultants.
Também, no dia 31 de agosto de 2007, o mestre em Direito, professor William Santos Ferreira ministrou uma palestra sobre “O Novo Direito Sumular”.
“Tive a intenção de tratar com o público presente sobre as reformas da Constituição que trouxeram regras importantes para as Súmulas que são basicamente a Emenda Constitucional 45 de 2004, em que decisões do Supremo Tribunal Federal podem se tornar Súmula Vinculante. Em linhas gerais, essa Súmula impõe que a decisão seja observada por todos os órgãos judiciários inferiores ou abaixo do STF. Na administração pública isso importa em uma completa revolução nas soluções dos conflitos de interesse principalmente em litígios que atinjam uma grande quantidade de pessoas e por conseqüência uma grande quantidade de litígios”, discorreu.
Willian ainda afirma que é muito importante a sociedade e profissionais do Direito estarem por dentro de esse assunto, pois acredita que o grande impacto é que causas idênticas terão a mesma solução o que significa observar o princípio da igualdade, evitando tratamentos diferenciados para a mesma matéria apenas porque têm juízes diferentes.
O professor é membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e sócio Benemérito da Academia Brasileira de Direito Processual Civil (ABDPC). Atualmente é professor assistente mestre concursado da PUC/SP, membro do conselho de redação da Revista de Processo, professor e coordenador do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em direito Processual Civil da Universidade Cidade de São Paulo, professor titular da Universidade Ibirapuera e professor convidado do Curso de Pós-Graduação do Mackenzie.
Em decorrência dos feriados de 7 e 14 de setembro, as próximas palestras de Integração entre a Graduação e a Pós-Graduação vão ocorrer somente no dia 21 de setembro, mas as inscrições já estão abertas. São elas:
Negócios
Tema: A importância de projetos estratégicos para a sobrevivência e competitividade das empresas atuais
Palestrante: João Vicente Fogaça Viggiani – especialista Unicamp
Horário: 17h30 às 18h30
Direito
Tema: Regimes de Previdência Social
Palestrante: Ivan Kertzmam
Horário: 18h às 18h50
Serviço Social
Tema: Ferramentas tecnológicas no âmbito de trabalho do Assistente Social: a construção de indicadores sociais, banco de dados e mapas geo-processados
Palestrante: Everaldo dos Santos Melazzo – doutor pela Unesp
Horário: 17h30 às 18h30
– Mais informações pelo (18) 3901-4000.