Catalan aborda novos rumos civis

02 | 05 | 2007

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina e doutorando em Direito Civil pela Univhttps://toledoprudente.edu.br/wp-content/uploads/2007/05/marcoscatalansitecapa.gifersidade de São Paulo, o professor da Pós-Graduação da Toledo/PP, Marcos Catalan ministrou, no dia 27 de abril, na Toledo/PP uma palestra sobre “Novos rumos da responsabilidade civil. Essa foi mais uma das palestras de integração que a Toledo/PP realizou.

Com relação aos novos rumos, a palestra versou sobre: coletivização dos prejuízos que ao invés de ajuizar-se diversas ações individuais pode se fazer somente uma; objetivação da responsabilidade, permitindo-se que as vítimas tenham acesso mais facilmente à reparação de um dano injusto; ampliação dos responsáveis pelo ato de indenizar, de reparar prejuízos,  como se pode observar por exemplo, no Código de Defesa do Consumidor, entre outras.

“Sem sombra de dúvidas, todas essas mudanças são positivas e estão sendo bem absorvidas pelo Código em vigor, desde 2003. Certamente essas mudanças funcionam como quebra de paradigmas, mas estão sendo bem absorvida pelo Estado e pela população”, afirmou o palestrante que em entrevista, afirmou que esta ação da Toledo/PP de promover palestras é de suma importância, pois os estudantes têm que estar ligados com a realidade de forma mais próxima.

“O profissional tem que estar por dentro das mudanças, porém os estudantes também, se quiserem ser bons profissionais e a faculdade com certeza, com esse tipo de ação, só está colaborando para que seus alunos alcancem o sucesso”, disse Marcos.

Ao final da palestra foram sorteados alguns livros.