Iberê tratou do cenário global

19 | 04 | 2007

O doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, prohttps://toledoprudente.edu.br/wp-content/uploads/2007/04/iberesite2007capa.giffessor da Pós-Graduação da Toledo/PP, Iberê Arco e Flexa que é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e mestre em Administração de Empresas pela New York University foi quem, no dia 13 de abril de 2007, abriu o ciclo de palestras que a Toledo/PP está realizando entre os alunos da Graduação e da Pós-Graduação. O tema tratado por ele foi Planejamento Estratégico – Macro-ambiente empresarial e o grande cenário global.

Sobre o assunto, Iberê destacou o ramo empresarial no contexto político/econômico mundial, falando sobre a emergência da biosociedade e a era da governânça coorporativa. “O cenário nacional mostra que o ritmo de crescimento de nosso país é muito lento e tudo caminha no sentido de acabar com as empresas nascentes, já que temos enormes cargas tributárias e muita burocracia. Por isso hoje, abrir uma micro ou pequena empresa é um risco. Sobreviver hoje, é um desafio para as empresas já existentes e também para as que estão nascendo. Tudo é muito incerto e o ser humano tem uma grande dificuldade que é a de lidar com o tempo e só ele pode resolver os problemas”,destacou ele, que como solução, acredita que deve haver muita prudência, muita coragem e muito preparo técnico. “O que se tem que ter são estratégias para gerenciar o presente e criar o futuro. Além disso, um passo muito importante é ter vantagem competitiva para assim conseguir sobreviver no cenário global”, disse Iberê.

“Foi super interessante ter assistido essa palestra que será muito útil para o dia-a-dia, pois ele passou conceitos que muitas vezes passam despercebidos. Seria excelente se tivesse mais vezes, pois até mesmo o professor tinha mais conteúdo para transmitir, porém não dava tempo. Pretendo assistir a todas do ciclo”, afirmou a aluna do MBA em Marketing e Gestão de Vendas da Toledo/PP, Áurea Braz Paião Violato.

“O professor é muito inteligente e com isso pode nos passar muita coisa interessante. O que mais gostei foi ele comparar nossa realidade com o mundo arcaico. Com certeza eventos assim fazem com que adquiramos mais conhecimento, disse a aluna do 1º ano C de Direito, Eliane Leal da Silva.

A próxima palestra será realizada no dia 27 de abril, com a professora Maria Tereza Gonçalves, mestre pela Unimar. O tema é Recrutamento e SeleçãoÂncoras de carreiras.

As palestras vão ocorrer às sextas-feiras, das 17h30 às 18h30, no anfiteatro “Dr. José Cupertino D´Arce”. Elas são gratuitas e serão conferidos certificados de participação.