Aprovação na Defensoria: 100% Toledo

13 | 04 | 2007

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizou pela primeira vez, no Estado de São Paulo, um concurso público para estagiários de Direito. Em Presidente Prudente, foram oferecidas 16 vagas e todas foram ocupadas pelos alunos da Toledo/PP.

“A Toledo/PP está de parabéns e mostra cada vez mais que se preocupa com a formação de seus alunos desde o começo da faculdade e incentiva os mesmos a prestarem concursos até mesmo como estagiários. Para os alunos, será uma experiência muito importante já que a prática ajuda a compreender a teoria o que facilita o aprendizado na faculdade”, afirmou o procurador do Estado de São Paulo, Nilton Carlos de Almeida Coutinho que é ex-aluno da Toledo/PP e é uma das pessoas com que os estagiários da Defensoria vão trabalhar; Nilton é coordenador da assistência judiciária ao preso.

Para os alunos a expectativa é grande principalmente por ser um órgão novo no Estado. “Com o resultado desse concurso percebi que estou no caminho certo e que tenho que continuar estudando. Estou bem animado para começar ainda mais que é a primeira vez que abre esse tipo de estágio no Estado. Vai dar para aprender muito”, ressaltou o aluno Casimiro Ancilon de Alencar Neto, aprovado em 1º lugar no concurso.

“Já faço estágio no Ministério Público acredito que agora com esse estágio terei a oportunidade de ver como funciona o outro lado. Outro ponto positivo é a bolsa oferecida, pois no 4º ano não é fácil encontrar estágios com essa remuneração”, afirmou o aluno Paulo de Tharso Brondi de P. Rodrigues, aprovado em 3º lugar.

“Acredito que essa nova oportunidade será muito útil na faculdade, pois é um contato maior com a parte prática, o que também será muito válido depois de formado”, disse o aluno Daniel Otávio Genaro Gouveira, aprovado em 4º lugar.

Ao todo foram 650 vagas distribuídas pelas seguintes regionais: Capital (427 vagas), Bauru (19), Campinas (17), Grande ABCD (20), Jundiaí (10), Marília (25), Presidente Prudente (16), Ribeirão Preto (10), Santos (38), São Carlos (39), São José do Rio Preto (12), Sorocaba (7) e Taubaté (10).

O estágio terá a carga horária de 20 horas semanais, com bolsa de estudos no valor de R$ 671,61. A prova escrita foi em fase única e ocorreu no dia 18 de março, nas cidades de Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Alunos aprovados em ordem de classificação

1- Casimiro Ancilon de Alencar Neto – 4º ano C – Toledo/PP

2- Rafael Cardoso Lopes – 5º C – Toledo/PP