Workshop agrada público

13 | 03 | 2007

Com o tema “AnsiosaMENTE – aprendendo a manejar a ansiedahttps://toledoprudente.edu.br/wp-content/uploads/2007/03/whorkomarsite.gifde, favorecendo a auto-realização”, o professor, graduado pela Universidade de Buenos Aires, doutor em Psicorientologia pelo Instituto de Psicorientologia de Texas – USA, Omar Jaled Mustafá, realizou nos dias 8 e 9 de março um workshop na Toledo/PP.

Doutor Omar destacou que o ritmo da vida atual exige uma grande capacidade de adaptação e se o processo não é rápido, em muitos casos, pode gerar ansiedade, angústia, medo, impotência, sensação de desilusão frente aos projetos mais sonhados.

“O mundo não seria mundo, o Brasil não seria essa maravilha que é se não existisse a ansiedade. Por isso, digo que a ansiedade é algo normal e que acontece em função do dinamismo das pessoas. Um ser sem ansiedade acaba se tornando um ser apático, porém quando a ansiedade não é controlada e ela nos supera, aí sim faz mal. O mais importante então, o começo de tudo é a pessoa se conhecer, se auto-avaliar e ver como está sua ansiedade”, destacou doutor Omar.

Além disso, o workshop despertou nos participantes o interesse sobre o conhecimento de conceitos básicos a respeito da ansiedade e de como ela pode afetar a saúde das pessoas.

Por meio de exercícios prático, capacitou os presentes com técnicas que desativam os mecanismos de resposta à ansiedade, estabeleceu um ciclo preventivo da ansiedade e criou recursos de alerta e ajuda para o grupo familiar do participante.

“Gostei muito de ter participado, foi maravilhoso e superou todas as minhas expectativas. Posso dizer que foi um dinheiro muito bem gasto de forma que já estou aplicando o que ele ensinou em minha vida, fazendo os exercícios e já estou vendo os resultados”, disse a estudante Ana Luisa Gusmão da Rocha Dalben.

“O whorkshop não foi 10, foi 11, maravilhoso, muito bom mesmo. Com certeza tudo o que ele falou será muito útil para a vida de todos. Eu já até estou aplicando o que aprendi em meu trabalho”, afirmou a terapeuta complementar, Sandra Regina de Oliveira Rocha Lugão.