EJT realiza pesquisa de NATAL

19 | 12 | 2006

A Empresa Júnior Toledo – EJT no dia 12 de dezembro de 2006, realizou pesquisa de preços de produtos natalinos nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente. A Empresa Júnior detectou uma queda de 1,56% em relação à pesquisa realizada em 12 de dezembro de 2005.

O grupo que mais interferiu nesta queda foi o de Frutas Natalinas, com uma redução de 10,39%. Teve destaque neste grupo o quilo da Amêndoas sem casca com uma queda de 31,19%, bem como do quilo das Nozes com casca que teve uma redução de 12,50%.

Já o grupo dos Panetones teve uma elevação de 6,51%. O panetone com maior alta foi o Chocotoni Viscont Brigadeiro com 21,47% de alta.

O grupo de Carnes/Congelados teve uma variação negativa de 2,06%, o Pernil Temperado Perdigão teve uma queda de 27,22%.
As bebidas apresentaram um aumento de 2,08%. Os chocolates tiveram uma alta de apenas 0,65%.

Os preços ficaram abaixo da inflação do período influenciado pela variação cambial negativa que afetou diretamente os preços das frutas natalinas que em sua maioria são importadas. Os reajustes mais específicos que são dos panetones deve-se ao aumento do preço da farinha de trigo acima da inflação no período.

A diferença de preços dos produtos pesquisados permanece grande entre os estabelecimentos. O quilo do Damasco, pode ser encontrado entre R$13,77 e R$ 40,35, uma variação de 193,03%. No mesmo grupo, outro produto com grande variação é o quilo das Amêndoas com casca com uma diferença de 250,45%, podendo ser encontrado à R$19,96 e R$69,95. O pernil Temperado Perdigão pode ser encontrado entre R$ 10,49 e R$12,89, uma variação de 22,88%.

Se o consumidor optar em comprar uma unidade de cada item pesquisado pelo menor preço ele vai pagar R$593,22 economizando 46,14% ou seja, R$273,71 do que se comprar pelo maior preço.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Caroline Pachega Lapa, Fernanda Flávia Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Guilherme Fonseca de Oliveira Mello, Olavo Martins Junior, Robson Antonio Santos Augusto, Yuri Ribeiro Marinho e Wesley Primo Leite sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.