Co-educação no José Foz

01 | 12 | 2006

A Toledo/PP, por meio de sua Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realizou, no dia 1º de dezembro, na Escola José Foz o encerramento das atividades do Projeto Co-Educação: Uma proposta intergeracional, ano letivo de 2006 que é realizado em parceria com as algumas escolas estaduais de Presidente Prudente. Todas as demais atividades foram organizadas pelo projeto de extensão da Toledo/PP Co-educação: Uma proposta Intergeracional, que no dia fizeram uma exposição com tudo o que foi desenvolvido no projeto.
No dia, também foram expostas as atividades desenvolvidas durante o ano letivo pelos alunos da escola.

Entre as atividades realizadas no dia houve duo de gaitas, apresentação de violino, apresentação do Grupo de Samba Chuá Chuá da Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS, jogos esportivos, entre outras atividades. “A geração dos jovens de hoje está muito preocupante, então, atividades como essa do projeto Co-educação só colaboram no sentido de mostrar aos mais novos a importância da prática esportiva, da música e de valorizar os mais velhos”, disse o refilador Antônio Sávio.

“Eu na imaginava que os mais velhos pudessem realizar tantas atividades assim. Achei muito legal e é interessante pois aprendemos com eles e eles com a gente”, disse a estudante Tamires Medina Rodrigues Teixeira.

“É uma mistura muito importante, pois um aprende a respeitar o outro vendo as possibilidades e limites de cada um”, afirmou Gilberto Molina que tocou gaita.

O projeto Co- Educação acontece também nas Escolas Estaduais Florivaldo Leal e Marieta Ferraz de Assunpção em parceria com Diretoria de Ensino Regional de Presidente Prudente. Este evento irá se repetir no dia 02/12/2006, na escola Marieta Assunpção.

Projeto Co-educação

A idéia desse projeto surgiu a partir da implantação do curso TOLEDO ABERTA À MELHOR IDADE, que visa ao atendimento de idosos, numa perspectiva de sua inclusão social e de educação para a cidadania.

Tem como objetivo geral contribuir para a integração social das pessoas com mais de 45 anos, por meio de oportunidades educacionais, nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, que lhes permitam a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades.

O projeto “CO-EDUCAÇÃO – Uma proposta Intergeracional” vem como resposta à necessidade de se mudar a atitude tanto dos idosos, quanto dos jovens; para que se possa estabelecer um verdadeiro diálogo e uma convivência harmoniosa entre as gerações, é comum hoje em dia encontrarmos, numa mesma família, a convivência de quatro gerações.

Objetivos Gerais:

” Sensibilizar a comunidade para valorizar as trocas de experiências entre gerações, no contexto de uma sociedade que é muito rica em sua cultura, mas que, ao segregar as faixas etárias, desenvolve o preconceito etário.
” Ampliar o debate a respeito da CO-EDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES como possibilidade de um envelhecimento saudável e de uma sociedade mais desenvolvida e digna para todos.