Congresso em Buenos Aires

28 | 11 | 2006

O V Congresso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos el I Foro Social de Salud Colectiva, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de novembro, em Buenos Aires teve a presença de alunos da Toledo/PP que apresentaram alguns trabalhos. Esse é um dos congressos mais importantes de direitos humanos da América Latina.

No evento foram apresentados trabalhos de 20 países. Todos os trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupos, enviados pelos alunos da Toledo/PP, foram classificados para o congresso, sejam eles apresentados em mesa redonda, painel ou exposição oral.

Os trabalhos foram orientados pelos professores mestres Sérgio Tibiriçá Amaral, também coordenador do curso de Direito, Evandro Herrera Bertoni Gussi e pelo doutor Gelson Amaro de Souza.

“Na hora da apresentação é impossível não ficar nervosa, afinal há pessoas quem nem falam seu idioma e você tem poucos minutos para tentar passar o que estudou, mas deu tudo certo, o professor Sérgio Tibiriçá nos orientou sobre como fazer a apresentação. Acho muito importante as pessoas participarem de eventos como este, é uma oportunidade de você estudar algo de forma aprofundada, sem dizer que essas participações contam muito futuramente para nossa carreira”, disse a aluna do 2º ano de Direito, Juliana Callado Gonçales.

“Essa foi a segunda vez que participo e senti que esse ano foi melhor ainda, o público foi bem dividido e houve mais discussões. Além disso, eu pude ver o congresso com outros olhos, devido à experiência anterior e dessa vez preparei um trabalho só para o congresso, pois na ocasião passada eu havia apresentado um trabalho que não ora feito exclusivamente para o evento”, falou a aluna do 2º ano de Direito, Shemara Iamada Porto.

“O que mais gostei é que você vai lá e não simplesmente faz sua apresentação, há discussões, as pessoas, a todo momento, dão seus pontos de vista e você acaba vendo as situações por diversos ângulos o que enriquece e muito nossos conhecimentos.”, disse a aluna do 2 º ano de Direito, Beatriz Rigoleto Campoy.

O outro aluno que também participou do Congresso e foi para Buenos Aires foi Thiago Valentim Trevisan. Mesmo tendo seus trabalhos selecionados, alguns alunos não puderam viajar a Buenos Aires. Por isso, os alunos e o professor e coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral se incubiram de representá-los no evento.

Confira matéria completa na edição do Toledo News do mês de dezembro!