Eunice Fávero ministra palestra

03 | 11 | 2006

A assistente social, mestre e doutora em Serviço Social, Eunice Teresinha Fávero ministrou uma palestra na Toledo, na noite do dia 30 de outubro sobre “A Importância do Estudo Social”.

Ela é assistente social do Tribunal de Justiça em São Paulo e professora do mestrado acadêmico em políticas sociais, da Unicsul. A realização do evento foi do Conselho Regional de Serviço Social, Seccional de Presidente Prudente.

Estavam presentes, além de diversas assistentes sociais, alunos da Faculdade de Serviço Social de Presidente Prudente – SP.

“O estudo social é um dos instrumentos do trabalho da profissão de assistente social, principalmente na área do judiciário, do Sistema Previdenciário, e da Previdência Social. Principalmente no âmbito judiciário e no Sistema Penitenciário, o estudo social dá subsídios para que o juiz tome uma decisão. Na Previdência ele é solicitado para a concessão do Benefício da Prestação Continuada – BPC, ligado à lei orgânica da assistência social. Por meio desse estudo se procura conhecer as condições sociais, econômicas, culturais e familiares para fazer uma análise dessa realidade e registrar em um relatório que será encaminhado para quem irá tomar a decisão”, destacou Eunice.

Ela ainda ressaltou que o estudo social é uma atribuição privativa do assistente social e, atualmente, é uma área cada vez mais solicitada para se trabalhar, por isso a importância de se discutir sobre esse tema.

“Hoje vejo muitos estudantes aqui presentes e isso é muito positivo, já que o assunto tratado é de um campo de trabalho que vem ampliando cada vez mais suas possibilidades de atuações. Assim, é de total importância que os estudantes tenham, antes de se formarem, um contato com essa temática que podem ajudá-los na definição dos rumos que vão seguir depois de se formarem”, salientou a palestrante.