Em decorrência do Dia Nacional do Livro, que é comemorado em 29 de outubro, a biblioteca “Visconde de São Leopoldo” da Toledo/PP vai realizar uma exposição de obras raras que fazem parte de seu acervo e também de obras danificadas pelos usuários.
A exposição, que é aberta a todos, vai ocorrer nos dias 30 e 31 de outubro, das 7h30 às 22h, no recinto da biblioteca da Toledo/PP.
“A idéia é divulgar nosso acervo que conta com importantes obras desde 1800 e também conscientizar nossos usuários sobre os cuidados que devem ter com os livros, já que é um patrimônio de todos”, afirmou a bibliotecária Miriam Regiane.
As obras raras são preciosidades que foram adquiridas ou doadas para Toledo nos seus 45 anos. Entre as raridades estão dois exemplares das Ordenações do Reino de Portugal e do século XVIII. As duas primeiras revistas jurídicas do Brasil “A Gazetta Jurídica” e “O Direito”, entre outras.
Aproveitando este evento, a biblioteca estará relançando sua campanha “Preserve o livro: vírus predatores Inveteratus e Rasurus Livrum”, para reforçar a importância de que os usuários possam cuidar bem do material.
“Esta campanha já foi realizada outra vez e o resultado foi bem considerável. Fizemos uma pesquisa e percebemos que o número de rasuras diminuiu”, contou Miriam.
Conheça um pouco de cada vírus
Predatores Inveteratus
Este vírus ataca o usuário e provoca uma irresistível vontade de destruir ou rasgar qualquer livro que estiver em seu alcance.
Rasurus Livrum
O usuário que contrai este vírus sofre de amnésia, esquecendo que o livro não lhe pertence e grifa as partes que lhe interessam.