Projeto orienta comunidade

30 | 10 | 2006

Para prestar serviço à comunidade por meio de pesquisas e atendimento, a Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Toledo/PP e a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente realizaram, no dia 28 de outubro, o projeto “Consumidor Consciente”.

Ele ocorreu durante a Semana do Freguês, quando o fluxo de pessoas no centro da cidade é bem maior e as lojas oferecem mais promoções.

“Nossa idéia principal é fazer o aluno colocar a mão na massa e fazê-lo enxergar como é a realidade. É um trabalho muito importante pois, além de tirar o aluno de sala de aula, a comunidade pode ter acesso a informações para efetuarem uma melhor compra”, explicou o coordenador deste evento, o professor Júlio César Barrios.

As atividades ocorreram no calçadão, das 8h às 12h. Participaram cerca de 40 alunos do 2º ano de Administração e Ciências Contábeis, além do aluno do 3º ano D de Direito, Rafael Trombini e a advogada do Escritório Jurídico da Toledo, Daniela Martins Madri que fizeram atendimentos jurídicos.

Foi feita uma pesquisa pela Empresa Júnior Toledo – EJT para verificar se os consumidores já haviam utilizado empréstimos bancários, o crédito do cheque especial e qual a forma de pagamento mais utilizada na hora de fazer uma compra.

Em seguida os alunos saíram a campo para informar os consumidores sobre as melhores opções para se fazer uma compra, as vantagens e desvantagens da compra à vista ou a prazo, as taxas de juros praticadas no comércio e bancos da cidade e como melhor controlar o orçamento familiar.

“A população sabe muito pouco sobre as taxas que são cobradas e acabam pagando muitos juros sem saber, por isso a grande importância desse nosso trabalho”, disse o aluno de administração, Luiz Antônio Notário Júnior.

“Para mim esta é uma excelente experiência que com certeza será importante futuramente, já que ajuda no meu relacionamento com as pessoas o que é importantíssimo em qualquer profissão e também há a prestação de serviços para a comunidade”, falou a aluna de Contábeis, Hellen de Oliveira.

Para a comunidade esta foi uma importante ação. “Não temos muita noção, na hora da compra, se estamos fazendo da melhor maneira, por isso, esse projeto nos ajudou”, disse a pensionista, Eunice Almeida de Lima.

“A Toledo/PP está de parabéns por esta iniciativa, é muito bonito ver esses jovens colocando em prática o que estão aprendendo na faculdade”, salientou a comerciante, Rosa Maria Afonso.

No atendimento jurídico foram dadas informações a respeito dos direitos dos consumidores tendo em vista que, hoje em dia, as obrigações contratuais se tornaram cada vez mais rotineiras e necessárias.

“Esse é um trabalho importante para a própria conscientização da população que, por falta de orientação e conhecimento em relação aos seus direitos, não sabem nem quando podem e devem reclamar”, explicou Daniela.

Os outros coordenadores do projeto são Walter Klienchen Dallari e Márcio Ricardo da Silva Zago.