Profa. Andrea fala sobre história

30 | 10 | 2006

No dia 19 de outubro de 2006, a professora Andrea Márcia Pennacchi Marcondes ministrou uma palestra sobre a questão nuclear e suas conseqüências na geopolítica asiática, tomando por base os testes atômicos realizados pela Coréia do Norte, na primeira quinzena de outubro.
A palestra foi para os alunos do Toledo Aberta à Melhor Idade e para os alunos da 7ª série da Escola Estadual Florivaldo Leal, como parte do programa de extensão Co-educação.

“Fizemos uma retrospectiva da Guerra da Coréia e da divisão do país em dois: no Sul, sob a hegemonia norte-americana e no Norte, sob a hegemonia chinesa. Discutimos as relações de amor e ódio entre China e Coréia do Norte e questionamos a ação americana no Iraque, comparando-a com a política que vem adotando com a Coréia. Analisamos também a questão energética no Oriente Médio e as possibilidades políticas e militares dos Estados Unidos entrarem em mais uma frente de guerra”, explicou a professora.

“Percebi que muitas crianças escutavam fascinados, acompanhando com interesse cada uma das minhas palavras e olhando os mapas com atenção. Fiquei muito orgulhosa ao perceber como minhas “meninas” (as da Melhor Idade) evoluíram em termos de conhecimento sobre a geopolítica internacional. Muitas delas participaram ativamente da aula, fazendo adendos e respondendo às perguntas que eu fazia, e não pude deixar de me lembrar que elas desconheciam completamente esses assuntos há quatro anos”, concluiu Andrea.