EJT constata queda de preços

09 | 10 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 4 de outubro de 2006 sendo constatada uma queda nos preços de 0,56%, em relação ao mês anterior.

Esta variação é contraria a pesquisa do Dieese que apurou alta de 1,46% em São Paulo, na cesta básica. A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

A maior queda deu-se no grupo de Artigos de Higiene, com 4,10%. O produto que mais contribuiu para esse fato foi o Talco Johnson’s Baby 200g que caiu 8,52% em relação ao mês anterior.

O segundo grupo que apresentou maior queda foi Matinais/Doces, apresentando 2,58% em relação ao mês de Setembro. A maior variação de preço foi do produto Biscoito de Maizena Liane, que passou de R$1,52 para R$1,38, ou seja,uma redução de 9,21%.

O setor que apresentou a maior alta foi o grupo de Carnes/Embutidos, com 4,90%, que vem confirmar os números divulgados pelo Dieese, que mostram um aumento nesse setor em todo o país.

O produto que contribuiu mais para essa alta foi o Frango Congelado apresentando um aumento de 15,12%, com uma variação de preços de 59,09% entre os supermercados, sendo encontrado a R$1,98 e R$3,15.

O frango vem recompondo seu preço após a crise da gripe aviária, que resultou em excesso de oferta do produto no Brasil, que fez com que seu preço chegasse a menos de R$1,00 por Kg.

Mesmo com pequena queda nos preços em geral, destaca-se novamente a importância de pesquisar a variação de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$383,17, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$309, 23, economizando assim R$73,94.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Olavo Martins Júnior, Wesley Primo Leite, Caroline Pachega Lapa, Fernanda Flávia Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Lucas Felice Sanches, Yuri Ribeiro Marinho e do aluno de Ciências Contábeis: William Panhan Brandão sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.