No dia 6 de setembro, durante a oficina Aprendendo a Ser, os extencionistas do projeto Degraus Criança contaram a história da Independência do Brasil de forma lúdica, com fantoches, para enfatizar o valor da data e a importância dessa comemoração para a sociedade.
Ainda utilizando os fantoches, as crianças aguçaram a criatividade criando e histórias e interpretando músicas.
“Atividades como estas despertam a criatividade, o desenvolvimento de habilidades e a capacidade de concentração”, explicou a coordenadora do Degraus Criança, Ana Paula S. Giroto Alves.
A Oficina Aprendendo a Ser, antes denominada “desenvolvimento pessoal e social”, tem como objetivo desenvolver, nas crianças, um conjunto de competências pessoais e sociais, preparando-as para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências do mundo contemporâneo.
“Implica desencadear nas crianças um processo rumo à melhoria da qualidade das relações consigo mesmo, com sua família e com os outros. Aborda conteúdos valorativo e moral e desenvolve temas relacionados à integração, comunicação, cidadania, meio ambiente, violência, saúde, drogas, dentre outros”, ressaltou Ana Paula.