Termina Encontro de Iniciação

31 | 08 | 2006

O segundo e último dia do II Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Extensão Universitária teve início na manhã do dia 30 de agosto com a apresentação de trabalhos. Pela manhã foram apresentados 67 trabalhos nas áreas jurídicas, econômicas e administrativas.

“Foi a primeira vez que apresentei um trabalho em um evento como este e posso dizer que foi uma experiência muito positiva, à medida que pude perder o temor de falar em público e senti muito respeito por parte dos ouvintes. Pretendo apresentar mais vezes, pois isso é importante para meu currículo”, afirmou o aluno do 2º ano de Direito, Manoel Rodrigues de Oliveira Júnior que apresentou o artigo Arquétipos Jurídicos.

A aluna do 1º ano de Direito, Dayane da Silva Maracci, também apresentou pela primeira vez e acredita que é um evento que todos devem aproveitar. “Quanto mais oportunidades a faculdade oferecer, mais temos que usufruir, pois com certeza só temos a ganhar com isso. Confesso que antes de minha apresentação eu estava com um friozinho na barriga, mas foi muito bom, aprendi várias coisas, pois pesquisei muito”, contou ela que apresentou junto a Larissa Pereira Stadella o artigo Globalização e as ondas econômicas.

“O encontro foi ótimo, uma excelente organização e trabalhos muito bons. Esta é a segunda vez que participo como ouvinte, mas tenho planos de um dia apresentar”, disse o aluno do 2º ano de Administração da Toledo, Afrânio Martins Lima.

No evento estavam presentes vários ex-alunos da Toledo/PP, como apresentadores ou como ouvintes. “Adorei o evento, as apresentações e as palestras do ciclo foram muito interessantes. Já sei que ano que vem quero participar, não só como ouvinte, mas como expositora”, contou a ex-aluna de Serviço Social da turma de 2004, Paula Fonseca do Nascimento.

“Eu já tinha participado outras vezes e, como estou fazendo o mestrado, resolvi apresentar aqui no encontro o trabalho de uma disciplina que estou estudando, pois penso em seguir carreira docente e este é um passo”, enfatizou o ex-aluno de Economia, Vinícius Amorim Sobreiro que apresentou o artigo Relacionando a contabilidade ambiental com as funções organizacionais: inspirações teóricas, orientado pelo professor Charbel Jabbour. Vinícius cursa o mestrado em Engenharia Mecânica, na USP.

No período da manhã as atividades se encerram às 12h e às 17h30 foram retomadas com o ciclo de palestras em que o mestre em fisiologia do exercício pela Unicamp e Pró-Reitor de Extensão e Ação Comunitária da Unitoledo-Araçatuba, Sérgio Tumelero, abordou o tema “O papel da extensão universitária nas instituições de ensino superior privadas”.

“Transmiti aos presentes os conceitos de como aplicar atividades de extensão em instituições particulares, observando que deve haver total envolvimento entre os alunos, os professores e a comunidade”, afirmou ele que, durante a palestra, contou sobre alguns projetos que a Unitoledo realiza, entre eles o Elos e Superação, que é desenvolvido por meio de um plano integral de atendimento a crianças e adolescentes em cidades vizinhas a Araçatuba e, no final, é feito um plano de atendimento que é doado para a prefeitura da cidade. Um outro é o projeto de Alfabetização de Adultos.

“Este último existe há 10 anos e com isso 840 adultos já foram alfabetizados. Nossa grande meta é que, nos próximos cinco anos, não haja mais os analfabetos em Araçatuba”.
Para Sérgio, ter projetos de extensão nas instituições de ensino, sejam elas particulares ou não, deve ser uma obrigatoriedade.

“A própria Constituição diz que as instituições têm a obrigação de trabalhar com ensino, pesquisa e extensão. E, com as novas perspectivas do MEC, a extensão terá que ter o mesmo peso que o ensino e a pesquisa e isso é muito bom, pois por meios desses projetos de extensão é que os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em benefício da comunidade”.

Também foi realizada, no período da noite, mais uma palestra intitulada “Atividades da Polícia Federal”, com o delegado de Polícia Federal de Presidente Prudente, Luiz Pontel de Souza, formado em Direito pela Toledo/PP, na turma de 1992.

Luiz Pontel iniciou sua palestra com a exibição de um vídeo institucional de seis minutos, mostrando as atividades genéricas da Polícia Federal, como foi criada, onde atua, suas atribuições e suas responsabilidades constitucionais e infraconstitucional. Em seguida mostrou alguns slides sobre entorpecentes.

“A Polícia Federal tem tido bastante sucesso em nível nacional nas investigações principalmente de entorpecentes e por isso é interessante mostrar esse trabalho para os estudantes”.

Após sua palestra, tiveram seqüência as apresentações das comunicações orais. Foram apresentados 57 trabalhos nas áreas jurídicas, econômicas, administrativas, sociais e de extensão.

“Para mim foi uma experiência nova, mas muito interessante pois já estou me preparando para atuar como um pesquisador. O evento foi bem organizado e saio daqui muito feliz pois, com meu trabalho, consegui transmitir o que tinha como objetivo”, afirmou Helder Macedo de Held que cursa o 2º ano de História, na Unesp de Assis e apresentou o artigo A história ambiental e suas reflexões na sociedade capixaba do século XIX, orientado pelo professor Paulo Henrique Martinez. Priscila Silva Oliveira também veio da Unesp de Assis, porém ela cursa o segundo ano de Biologia.

“Estou sempre em busca de eventos assim, pois conheço novos lugares, tenho contato com diferentes pessoas e projetos e isso é muito bom. Aqui tive a oportunidade de conhecer alguns projetos de extensão o que me ajudou muito já que em Assis trabalho nessa área”, contou ela que apresentou o artigo Conhecimento Popular sobre as plantas medicinais: tema gerador na educação de jovens e adultos, com orientação da professora Kátia Regina Coutinho.

Todos os expositores receberam seus certificados após suas apresentações e os ouvintes na saída, no hall do Salão Nobre.