D.A realiza IV Simpósio de S.S

28 | 08 | 2006

Sob o tema “O exercício profissional do assistente social”, foi realizado no dia 25 de agosto o IV Simpósio de Serviço Social da Toledo/PP, organizado pelos alunos do Diretório Acadêmico “XV de Maio”. Os palestrantes da noite foram o economista Dr. José Pascoal Vaz e a deputada Luiza Erundina.

Os participantes do evento foram recepcionados ao som do Trio X que tocou músicas clássicas e hits dos anos 80 e em seguida teve início o simpósio com a palestra do Dr. José Pascoal Vaz que tratou sobre “A capacitação das pessoas como função essencial do assistente social”.

De início Dr. Paulo apresentou alguns dados da situação social do País, questionando por que o Brasil está como está, com tantos problemas e as causas dos principais problemas e finalizou com propostas de atuação com as quais devem agir os assistentes sociais frente a essa situação.

“A idéia é mostrar a função do assistente social a partir do quadro econômico, social e político do país, ressaltando como deve ser a atuação desse profissional diante da realidade do país. No que se refere às causas exploro se o crescimento histórico do Brasil foi pequeno ou não e se o Produto Interno Bruto – PIB é suficiente ou não para haver um bom padrão de vida para todo mundo e se o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH também é adequado ou não. A conclusão é que temos um PIB e um IDH suficientes o que me faz concluir que a verdadeira causa dos problemas que o país enfrenta hoje é a desigualdade social, pois muitos vêm trabalhando exaustivamente para poucos, em um processo secular de exploração humana”, afirmou ele.
Acrescentou, ainda, que a desigualdade não é só um problema ético, mas também econômico que provoca um rebaixamento da produtividade sistêmica.

Sobre a importância de tratar desse assunto com universitários, Dr. Paulo explica. “A sociedade brasileira vive uma profunda crise de valores e não só por causa da corrupção. Quando se aceita que se tenha 48 mil pessoas que ganham até um salário mínimo e um número bem menor ganha de 500 mil a 1 milhão de reais por mês, deparamos com um enorme problema que não será resolvido a curto prazo, por isso esses estudantes têm que se mobilizar desde já para que daqui a umas duas gerações isso esteja resolvido”.

O economista terminou sua palestra com um texto de Eliza Lucinda, interpretado pela cantora Ana Carolina “Só de Sacanagem” que em síntese diz: “Sei que não dá para mudar o começo mas se a gente quiser dá para mudar o final”.

Luiza Erundina iniciou seu discurso ressaltando a comemoração dos 70 anos do Serviço Social no Brasil que teve início em São Paulo com a Escola de Serviço Social do Brasil, em seguida discorreu sobre a profissão.

“Antes de tudo queria falar que a Etiópia é aqui no Brasil e em São Paulo e isso pude concluir, quando prefeita do Estado, convivi com uma realidade em hospitais onde as enfermeiras tinham que escolher quais crianças recém-nascidas iriam se sobreviver e quais iriam morrer por falta de estufa e oxigênio. Tenho que afirmar que a Economia tem relação total com o social, já que eles se determinam e contribuem para agravar ou equilibrar os aspectos econômicos e sociais da sociedade que são orientados por decisões políticas tomadas por alguém que tenha poder político. E, enquanto assistentes sociais, temos que nos preocupar com todos a nossa volta, pois qualquer ação nossa, por mais técnica e neutra que seja, tem efeitos que recaem sobre outras pessoas”, enfatizou a deputada.

Após seu discurso houve um debate e o público presente pôde fazer perguntas e, ao final, foram sorteados alguns brindes.

José Pascoal é economista pela Unisantos e doutor em história econômica pela USP. Atualmente é membro do Fórum da Cidadania de Santos, do Movimento Fé e Política da Baixada Santista e da Ação Brasileira de Combate à Desigualdade – ABCD. Também é professor de economia na Unisantos.

Luiza Erundina é assistente social formada pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba – PB. Mestre em sociologia, formada pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

No Toledo News do mês de setembro terá uma outra matéria sobre o evento.