José Hamilton é homenageado

24 | 08 | 2006

Uma noite para ficar na história. Momentos de alegria, de recordações e de muitas emoções. Assim pode ser definida a noite do dia 23 de agosto, quando o professor de Medicina Legal das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, José Hamilton do Amaral, recebeu a homenagem “Professor Honoris Causa”* da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau – Fafiprev.

“O José Hamilton acompanhou toda a trajetória da faculdade desde o começo e, por isso, é a primeira pessoa a receber esta homenagem pela faculdade. Os fatos dessa noite se reportam aos anos de luta de uma criatura abençoada que cumpre seus deveres. Me orgulho de pertencer à geração deste homem e me alegro de viver neste terra que ele também vivi. Obrigado também ao Dr. Toledo, pai da matéria, pois sem ele não tinha essa escola e nada disso seria possível”, afirmou o diretor/presidente da Fafiprev, Inocêncio Erbela.

A solenidade foi realizada no anfiteatro da faculdade. Estavam presentes alunos da faculdade, amigos, familiares e colegas de trabalho do professor, além das principais autoridades de Presidente Venceslau.

De início foi entoado o hino nacional, em seguida, todos puderam assistir a um vídeo feito especialmente para o homenageado com fotografias e diversas mensagens. A seqüência do vídeo foi a história de vida de José Hamilton, contando desde a história de seus pais. Entre as mensagens destacam-se algumas: “Você é uma pessoa muito especial e sua referencia se faz em todos os campos. É uma honra te ter como colega e te digo que para mim e minha família você sempre foi uma figura marcante, presente nos melhores e piores momentos”, disse o amigo Regis Jorge.

“Nos reunimos todas as quintas-feiras para fazer o que ele mais gosta que é `prosear´. Queria hoje parabenizá-lo e dizer que ele é um exemplo de cidadão e que mesmo não tendo sido seu aluno, aprendo muito com sua experiência de vida e sua alegria que nos é transmitida”, destacou o amigo e colega de trabalho, o também professor da Toledo, o delegado Antenor Pavarina.

“Há 40 anos juntos tenho uma única palavra que te define: você é íntegro! É muito boa a convivência com você”, salientou, já emocionada, sua esposa, Maria Virgínia Zanom Amaral. Ainda durante a exibição do vídeo, houve um momento em que José Hamilton já não conteve mais suas lágrimas que foi quando sua filha, Ana Helena Amaral, que não pôde estar presente ao evento, já que mora em Campinas mandou uma carta que foi lida no momento, falando sobre o amor e admiração que sente pelo pai, a saudade e as lembranças. Em seguida, foram apresentadas as demais mensagens, entre elas a do diretor geral da Toledo, Milton Pennacchi.

A noite foi marcada de muita emoção. Entre os acontecimentos, foi anunciada a presença de uma pessoa no anfiteatro: seu ex-colega da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, João Luís de Aquino Carneiro que mora em Vitória – ES e veio especialmente para homenagear o amigo. “Eu vim de longe para trazer o testemunhal da amizade e por que não do amor. É muito fácil falar de você, pois nossa amizade começou em 1957 e você sempre foi muito especial. Sinto hoje é muitas saudades e muito amor e só tenho boas lembranças de nossa época de faculdade. Por isso vim hoje para desejar que você ainda goze de muitos momentos de alegria”.

No momento final, os presentes puderam dizer algumas palavras a José Hamilton que em seguida teve a palavra. “Hoje é um dia daqueles especiais. Agradeço a todos que estão aqui, minha família, meus amigos, meus colegas de trabalho e digo que meu viver é intenso, por vezes cansativo, mas é ele que me mantem vivo e as dificuldades é que tornam mais valiosas as conquistas. Posso dizer que a glória não está em realizar grandes feitos, mas sim em realizar as pequenas coisas bem feitas, por isso temos que ser persistentes, sonhadores, ter amigos e amar. E por isso eu digo que a vida sempre me deu mais do que eu merecia. Obrigado!”, concluiu.

Depois, José Hamilton recebeu os abraços dos presentes que, com muita emoção, o parabenizaram.

* – A instituição dos doutoramentos honoris causa nasceu com o intuito de distinguir personalidades eminentes que, pelo vulto da obra realizada, enriquecem a vida cultural e social. É uma forma de homenagem por meio da qual se exprime gratidão a alguém e se procede ao reconhecimento público pelo seu valioso contributo no exercício de uma determinada profissão, no serviço prestado à comunidade ou na defesa de uma causa importante. Concedem-se doutoramentos honorários àquelas pessoas que tenham se destacado especialmente por trabalho humanitário ou científico.