EJT realiza pesquisa de agosto

08 | 08 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 03 agosto de 2006, por meio da qual foi constatada uma queda de 0,71%, em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

A maior queda deu-se no grupo de Cereais/Mercearias, 2,78%. Os produtos que mais contribuíram para essa queda que foram o Açúcar Refinado 1Kg, que caiu 4,80% em relação ao mês anterior, e o Óleo Soya 900ml, que apresentou baixa de 5,18% em seu preço.

O grupo de Enlatados e condimentos também apresentou uma queda de 1,05%, em relação ao mês de julho. Este grupo mostrou grandes diferenças de preços entre os estabelecimentos pesquisados, como por exemplo: Extrato de Tomate Elefante foi encontrado a R$ 1,69 e R$ 2,65, uma discrepância de 56,80%. Um outro grupo que apresentou grandes variações de preços foi o de Carnes/Embutidos, o frango congelado variou de R$ 1,38 a R$ 2,79, demonstrando uma diferença de 102,17%.

O setor que apresentou a maior alta foi o grupo de Artigos de Limpeza, com um aumento de 0,49%. O produto que contribuiu mais para essa elevação foi o Álcool em gel Veja encontrado por R$3,64, no mês de Julho, e nesta pesquisa encontrado a R$ 4,14, apresentando uma alta de 7,38%.

Com relação à variação de um mercado para o outro, destaca-se novamente a importância de pesquisar, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço, gastaria R$360,17. Por outro lado, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria a quantia de R$292,94, economizando assim R$67,23.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Renato Garcia Sales, e dos alunos de Ciências Contábeis William Panhan Brandão e Ana Paula Mazzuchelli, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.