Coordenadores aprovam oficina

18 | 05 | 2006

Em decorrência do dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, os alunos do curso de Serviço Social da Toledo/PP realizaram uma Oficina Pedagógica: discussão do projeto pedagógico da Faculdade de Serviço Social de Presidente Prudente.

Esse projeto tem como principais objetivos propiciar um espaço para envolvimento dos alunos na discussão do projeto pedagógico da FSS de Presidente Prudente e viabilizar uma avaliação discente da proposta de formação profissional, constante no projeto pedagógico em vigor.

As atividades foram desenvolvidas por 18 alunos com o apoio da coordenação de curso e dos professores.

“O projeto pedagógico não pode ser um documento formal elaborado para compor a burocracia do ensino, ele é um elemento vivo do processo de ensino aprendizagem que se objetiva em todas as atividades acadêmicas, inclusive naquelas extra-classe.
Pode-se afirmar, também, que o projeto pedagógico de um curso tem maior ou menor sucesso em suas proposituras de acordo com o grau de participação dos
sujeitos na sua construção e realização. Nesta perspectiva, a Faculdade
de Serviço Social vem , novamente, discutir e avaliar sua proposta de
formação, desta vez junto ao corpo discente, estes sujeitos fundamentais na
sua objetivação. Destacamos que, com o apoio da coordenação de curso,e professores, os alunos organizaram uma oficina pedagógica e elegeram cinco pontos do projeto a
serem avaliados: identidade do curso; aquisição de habilidades e
competências exigidas pelo mercado de trabalho e interdisciplinaridade”, explicou a coordenadora da Faculdade de Serviço Social, Valderes Romero Bonadio.

Para os coordenadores desta oficina este também foi um momento muito importante para aprofundarem seus conhecimentos sobre a profissão e fazerem uma troca de experiências. “Esse espaço foi muito importante, pois nos mobiliza enquanto estudantes para discutirmos a proposta do curso de Serviço Social. Nosso objetivo foi alcançado e fizemos com que os alunos trocassem conhecimentos e propusessem algumas idéias”, afirmou a aluna do 4º ano, Hellen Romeiro.

“Está sendo uma atividade muito rica de conhecimentos e o importante, é que por meio desses espaços, podemos aprimorar nossos conhecimentos e estimular a participação dos alunos”, ressaltou Edilene Alves Costa, também do 4º ano.

“Essa oficina foi elaborada para se apresentar o projeto pedagógico do nosso curso aos alunos com o intuito de discutir as mudanças e aprimoramentos necessários, utilizando deste evento como mecanismo de participação na vida acadêmica dos alunos. E foi muito útil esta atividade e se sempre fosse realizada, poderíamos dar uma melhor noção do curso para os que estão chegando e trocando experiência com os demais”, destacou Jânia da Silva Medeiros Pereira, do 4º ano.

Para Heloisa Oliveira, do 3º ano; Simone Tavares Gimenez, do 2º ano e João Roberto da Cruz Júnior do 1º ano, que coordenaram uma sala os resultados desta oficina foram todos positivos. “Os alunos se mostraram muito satisfeitos, participaram e se mostraram bem interessados no tema proposto. Foi uma oficina bem interessante, pois fomentou a discussão nos alunos e os seus comprometimentos com o projeto pedagógico do curso. Tudo isso é muito válido, pois é uma chance de participarmos do planejamento do processo pedagógico de nosso curso”, avaliou o grupo.