Público na Jornada é bem diverso

12 | 05 | 2006

A Jornada Acadêmica de Cinema da Toledo recebeu, no dia 6 de maio, cerca de 40 pessoas, entre alunos e comunidade, que assistiram ao filme “O Júri” e debaterem sobre ética profissional, estratégia empresarial e manipulação jurídica, além de diferenças que dizem respeito ao júri no Brasil e nos Estados Unidos.

Participaram como debatedores os professores Alexandre Sassaki que abordou de forma brilhante os tópicos dos filmes e os relacionou com a estratégia empresarial, disciplina ministrada por ele no curso de Administração; Marcos Turesso que tratou da questão ética do júri, das situações empresariais e o aluno do 5º ano de Direito, César Leonardo, que numa linguagem clara explicou as diferenças do júri no Brasil e nos Estados Unidos.

“A escolha do filme “O Júri” foi excelente, mas o mais importante foi a discussão realizada após o filme, pois os pontos abordados pelos debatedores, a princípio passariam despercebidos e, com certeza, agora vejo o filme por um outro panorama”, afirmou a aluna do 1º ano A de Direito, Bianca Crepaldi Mendes.

“Para o meu curso e especialmente para mim, o filme trouxe a lição de que mesmo utilizando de meios fraudulentos, a verdade vence. Isso devemos levar para o nosso dia-a-dia e também para a nossa vida profissional procurando sempre adotar uma postura ética e correta”, disse Kelsen Cardoso, do 2° ano B de Direito.

“No curso de Serviço Social temos uma disciplina chamada Ética Profissional do Serviço Social, que trata exatamente desses pontos abordados no filme: o que é moral, ética, subjetividade, individualidade, coletividade, etc por meio da qual estudamos como nos “comportar” profissionalmente”, salientou Jacqueline Ribeiro, do 3° ano de Serviço Social.

“O contabilista jamais poderá agir de forma antiética, pois é quem gerencia e cuida do patrimônio de terceiros, com a total confiança destes. Traindo esta confiança, o contabilista não irá prejudicar somente o seu cliente, mas sim toda a sociedade e trazendo descrédito à classe profissional a qual pertence”, comentou a aluna do 4º ano de Ciências Contábeis, Débora Cruz.

Esta foi a última jornada do semestre, que voltará a acontecer no mês de agosto.
“Este ano a jornada tem tido uma avaliação positiva dos participantes. Tivemos um alto índice de alunos que participaram das duas jornadas realizadas, o que demonstra a qualidade da atividade e a aceitação por meio do corpo discente. Os alunos têm se interessado pelos temas discutidos, pois eles complementam a formação do estudante e permite a interdisciplinaridade, já que temos professores e alunos de cursos diversos, discutindo temas na visão dos diversos cursos”, afirmou a coordenadora de extensão da Toledo, Carolina Martins Fernandes Messineti.