Simpósio aborda estratégias

10 | 05 | 2006
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

O NETwork, mais uma vez, iniciou a noite do V Simpósio Integrado da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente com a professora Maria de Lourdes Thomaz, que ministrou conteúdo sobre “Redação Empresarial”.

O coordenador dos cursos da área de Negócios do Centro de Pós-Graduação da Toledo, Márcio Antônio Rodrigues Sanches foi quem fez a palestra do segundo dia do evento. Ele abordou o tema “O que é Planejamento”, destacando a importância de saber criar estratégias e colocá-las em prática. “Nós da Administração importamos o termo estratégia da área militar e o implantamos, na gestão empresarial. Estratégia é definir metas, planejar, e digo que as grandes estratégias atualmente, em boa parte, são de pessoas que participaram de guerras e, hoje, estão em empresas. As estratégias são planos feitos para atingir resultados consistentes, e realizam em todos os níveis da organização. E, para fazer estratégias, é preciso assumir determinadas hipóteses que nem sempre temos certeza se darão certo, mas certo na vida é só a morte e os impostos, o jeito é tentar se defender de todos os lados e fazer o melhor possível”, enfatizou.

Mais uma vez, a casa estava lotada e o público como no primeiro dia ultrapassou as 450 pessoas e a aprovação foi geral, o palestrante foi muito aplaudido e, ao final da palestra, respondeu as dúvidas dos presentes. “Eu já tive uma matéria a respeito disso e foi ótimo assistir a essa palestra, pois complementou meus estudos”, disse o aluno do 4º ano de Economia, Guilherme Rosa Moreira.

Já, para Mariana Amorim, que está no 1º ano de Administração, essa palestra foi uma luz para seu futuro. “Eu ainda não trabalho, mas quando começar com certeza terei uma visão maior de um plano de ataque e conseguirei ver qual o papel de minha empresa”, afirmou.

Márcio, ainda, enfatizou sobre a estratégia e o planejamento de estratégia. “Uma coisa é diferente da outra: o planejamento estratégico é o mesmo que a planta de uma casa, porém não garante a estratégia que já é a construção e a conclusão desta casa. A empresa terá que ter flexibilidade, posicionamento de mercado, padrão com recursos, competência e cultura e por fim manobras, que dependem da gestão. Lembrando que quem não sabe aonde vai, nunca estará contente aonde chegar”, concluiu o palestrante.

“A palestra foi muito boa e me ajudou muito para eu aplicar esses conceitos em meu trabalho. O que ele falou é o que vivo no dia-a-dia, temos que ser flexíveis e, no escritório, em que trabalho estamos sempre nos adequando às mudanças”, comentou Fernando Ruiz que está no 4º ano de Ciências Contábeis e trabalha no escritório de Contabilidade Visão.

ASSUNTOS
RELACIONADOS