EJT constata aumento em produtos

08 | 05 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou pesquisa de preços no dia 3 de Maio de 2006 e foi constatado que em relação ao mês anterior houve aumento de 0,75%. A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

O maior aumento deu-se no grupo de Carnes/Embutidos que foi de 2,40%. Os produtos que mais contribuíram para esse aumento foram o Alcatra e o Hamburguer Sadia de 12 unidades, com aumentos de 4,34% e 4,31%, respectivamente.

Pelo segundo mês consecutivo, foi encontrada a maior queda no setor de Enlatados/Condimentos. No mês de março foi de 1,74%, tendo como principais responsáveis a Sardinha Coqueiro 130g (6,92%) e o Molho Pomarola 520g (6,63%).

Já no mês abril a queda nos preços deste grupo foi da ordem de 1,11%, onde novamente a Sardinha Coqueiro 130g foi um dos principais responsáveis por essa queda, com 6,37%, juntamente com o Leite Condensado Moça 395g que apresentou 5,81% de queda.

Os preços dos produtos entre os mercados continuam com muita diferença. No grupo de Frios/Laticínios, o Kg do Presunto Sadia Cozido fatiado variou entre R$8,90 e R$16,90, diferença de 89,89%. Já no grupo de Artigos de Limpeza o Sabão em Pedra Brilhante com 5 unidades foi encontrado entre R$1,95 e R$3,69, uma diferença de 89,23%.
Essa discrepância tem como um dos fatores as promoções realizadas pelos estabelecimentos no início do mês.

Ainda com relação à variação de um mercado para o outro destaca-se novamente a importância de pesquisar, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$347,08, por outro lado, se efetuar a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria a quantia de R$268,72, economizando assim R$78,36.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Guilherme Martinez Candido da Silva, Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Renato Garcia Sales, Cybele Cruz Martins, e dos alunos de Ciências Contábeis William Panhan Brandão e Ana Paula Mazzuchelli sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.