Acusação vence no Júri Simulado

02 | 05 | 2006

No dia 29 de abril, foi realizado no Salão Nobre da Toledo o Júri Simulado – O Caso dos Exploradores de Caverna com os alunos dos 1º anos A e B de Direito. Estavam presentes cerca de 170 pessoas entre alunos dos cinco cursos da graduação da Toledo/PP, parentes e amigos dos alunos e demais pessoas da comunidade.

“Como era de se esperar, a participação dos alunos foi maciça como ocorre em todos os anos neste evento. Houve por parte da acusação e da defesa uma grande apresentação e isso é muito positivo já que se trata de alunos que estão ainda nos 1ºs anos de Direito. Por meio deste eles têm o primeiro contato com a oratória, um dos instrumentos primordiais na realização da atividade jurídica”, destacou o coordenador do Júri, o professor Sandro Marcos Godoy, professor da Disciplina Introdução ao Direito.

O caso versa sobre um grupo de exploradores de cavernas que, em uma das expedições, fica confinado no interior de uma caverna sendo obrigados a se alimentar com a carne de um deles que foi sacrificado para a sobrevivência dos demais. Resgatados, os sobreviventes são levados a julgamento no Tribunal do Júri por homicídio.

A acusação venceu com 4 votos contra 3 e os réus foram condenados. “Em cada ano o resultado é um e, neste, essa apertada votação demonstrou o alto grau técnico de disputa entre a acusação e a defesa. O interessante é que todos os jurados faziam parte dos demais cursos da Toledo como Administração, Ciências Contábeis, Economia e Serviço Social”, salientou Sandro.

O evento valeu como atividade complementar.