Tribunal do Júri desde as origens

28 | 04 | 2006

No dia 25 de abril, o aluno do 5º ano de Direito, César Leonardo, que é escrevente técnico-judiciário da Vara do Júri e da Infância e da Juventude de Presidente Prudente, fez uma palestra na Toledo sobre o Tribunal do Júri.

Ele iniciou falando sobre as origens históricas do Tribunal (hebreus, ingleses, revolução francesa, portugueses), até chegar ao Brasil. Foi feita uma breve análise da instituição em todas as Constituições até chegar na atual Constituição Federal de 1988.

Feita esta retrospectiva, César expôs o atual panorama, e, então, enfocou a prática, ou seja, o júri tal como ocorre na práxis forense.

“A participação dos alunos foi boa, embora o tempo tenha sido muito breve. Nos anos anteriores, a palestra teve duração de duas horas, mas para esta eu reservei apenas uma hora, que não foi suficiente para um aprofundamento e, principalmente, o que deixaria a palestra muito mais interessante (as curiosidades e nuances práticas por mim vivenciadas, tanto como aluno que já assistiu a vários júris, quanto como Escrevente da Sala de Audiências do Júri). De qualquer forma, houve participação de alunos de outros anos, inclusive, de colegas de sala e foi um evento proveitoso. Estou à disposição para novos eventos, também para outros esclarecimentos”, afirmou ele.