Produtos têm aumento de 0,14%

10 | 04 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou pesquisa de preços no dia 6 de Abril de 2006 e foi constatado que em relação ao mês anterior houve aumento de 0,14%. A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

Essa quase estabilização nos preços reflete principalmente a ausência de efeitos sazonais nos preços dos alimentos nessa época do ano e também a redução expressiva no preço dos grupos das carnes e enlatados com reduções de 2,70% e 1,74% respectivamente.

O excesso de oferta de frangos, resultado da queda do consumo internacional (gripe aviária) e também da super produção brasileira, em conjunto com a elevada oferta de gado e queda do consumo de carne bovina durante a quaresma levaram a maior concorrência desses produtos que são substitutos e conseqüente queda em seus preços para conquistarem o consumidor.

O maior aumento deu-se no grupo de Frios/Laticínios – pela segunda vez consecutiva – que foi de 2,28%. Os produtos que mais contribuíram para esse aumento foram os leites e seus derivados.
No setor de Enlatados/Condimentos houve a maior queda, de 1,74%, os principais responsáveis foram a Sardinha coqueiro 130g e o Molho Pomarola 520g, com 6,92% e 6,63% de queda respectivamente.

Os preços dos produtos entre os mercados continuam com muita diferença. No grupo de Carnes/Embutidos, o Kg da Alcatra variou entre R$5,79 e R$8,89, variando 53,54%. Já no grupo de Frios/Laticinios o queijo mussarela fatiado (Kg) foi encontrado de R$6,95 até R$12,90, uma diferença de 85,61%, essa discrepância tem como um dos fatores a grande variação de marcas para tal produto.

Ainda com relação à variação de um mercado para o outro destaca-se novamente a importância de pesquisar, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$363,72, por outro lado, se efetuar a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria a quantia de R$281,96, economizando assim R$81,76.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Rafael Torres Peretti, Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Renato Garcia Sales, Cybele Cruz Martins, e dos alunos de Ciências Contábeis William Panhan Brandão e Ana Paula Mazzuchelli sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.