Ovos de Páscoa aumentam 5%

03 | 04 | 2006

A EMPRESA JÚNIOR TOLEDO realizou no dia 29 de março, a coleta de Páscoa em sete supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, pesquisando o preço de 123 produtos, sendo que o oitavo estabelecimento que sempre participa da pesquisa não autorizou a realização da coleta nessa data.

Foram pesquisados os grupos de ovos, colombas, barras de chocolate, caixas de bombons e peixes.
Se Comparado com a média de preços do ano anterior, com exceção do grupo de pescados, os demais apresentaram altas de preço. No grupo dos Ovos de Páscoa a alta foi de 5,04%, nas Colombas alta de 1,33%, e no grupo Barras de Chocolate e Caixa de Bombons alta de 1,09%.

Considerando apenas a inflação do período poder-se-ia afirmar que os preços permaneceram nas mesmas bases do ano anterior, porém algumas empresas promoveram diminuição dos pesos, sendo esta a estratégia adotada para aumentar as margens de lucro. Considerando apenas a inflação do período poder-se-ia afirmar que os preços permaneceram nas mesmas bases do ano anterior, porém algumas empresas promoveram diminuição dos pesos, sendo esta a estratégia adotada para aumentar as margens de lucro.

Apesar do aumento para os chocolates, os consumidores podem economizar com os pescados, que obtiveram uma queda de 10,27% e que estão entre os produtos tradicionais com preços atrativos em razão da desvalorização do dólar – atualmente cotado a cerca de R$2,17, e que em março de 2005 chegou a R$2,76. Sendo o principal responsável pela queda dos preços desse grupo, o Bacalhau do Porto, que teve queda de 13,45%.

O aumento dos preços para os tradicionais ovos de chocolate, foi maior em 1,49 ponto percentual do que a inflação registrada nos últimos 12 meses – na comparação com o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontou alta geral de 5,51%.

Com a análise dos dados, pode-se perceber a importância da pesquisa, pois houve variações significativas entre os produtos de um estabelecimento para outro. Como exemplo, pode-se citar o Ovo Bis Laka n°15 260g que foi encontrado por R$13,68 e também por R$18,59, uma variação de 35,89%. O Kg da Sardinha Nacional teve a maior variação entre os itens pesquisados, 99,16%, o menor preço foi de R$2,39 e o maior de R$4,76.

Colaboraram para a realização da pesquisa os alunos: Rafael Torres Peretti; Edilde Gonzaga de Andrade; Fernanda Spinosa Alves; Cybele Cruz Martins; Lucas Felice Sanches; Renato Garcia Sales, do curso de Administração, e os alunos: Ana Paula Mazzuchelli e Willian Painhan Brandão, do curso de Ciências Contábeis; com orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.