Parceria da EJT com SOS

29 | 03 | 2006

Foi firmado, na manhã do dia 28 de março, o primeiro convênio da Empresa Júnior Toledo – EJT com uma das entidades beneficiadas pelo projeto da empresa e do Núcleo de Estágio da Toledo – NET que vai oferecer serviços gratuitos para entidades sociais, na área de consultoria.

A primeira entidade a receber o projeto foi a Serviço de Obras Sociais – SOS, que atende 50 crianças e adolescentes em situações de risco, como uma complementação do horário escolar. As atividades desenvolvidas SOS são: aulas de religião, informática, educação física, orientação de estudo, além de brincadeiras direcionadas. “Trabalhamos forte no fortalecimento da família e da escola, pois o projeto complementa ambos”, contou a coordenadora do SOS, Neusa Maria Fernandes.

“A entidade deixa muito a desejar em alguns pontos e o projeto vem para colaborar. Um dos pontos que será trabalhado é nosso marketing de divulgação da entidade, embora ela seja antiga, poucas pessoas a conhecem. Outro ponto é que nosso trabalho financeiro será muito bem auxiliado principalmente na hora de fazerem as contas”, enfatizou o tesoureiro do SOS, Vitor Veiga.

Para a Toledo, essa também é uma excelente oportunidade de ensino. “Por meio dessa experiência, a EJT busca trabalhar com os alunos a responsabilidade social e despertar neles essa visão, parte fundamental no aprendizado, já que na faculdade eles visualizam mais o lado financeiro das empresas”, é o que diz o supervisor do projeto, Ronaldo Cardoso Machado.
“Esse projeto é bom para ambas as partes; para os alunos, que exercitam sua responsabilidade social como trabalhadores e para as entidades, que recebem um trabalho de qualidade. Outro ponto positivo é que os alunos de Administração vão interagir com os de Contábeis”, explicou o gestor de estágio da Toledo, Fábio Ibanhez Bertuchi.

Os serviços oferecidos possibilitarão:

v às entidades, um suporte técnico nas áreas administrativas e contábeis de acordo com a necessidade de cada uma;
v aos alunos, a vivência estará aliada ao desenvolvimento da responsabilidade social e de sua cidadania;
v à Toledo, o cumprimento de seu papel de agente do bem-estar social no meio em que atua.

Portifólio de serviços a serem oferecidos pela EJT e executados pelos alunos estagiários

· Revisão da parte legal das Organizações (rever estatutos e contratos sociais, orientações quanto: à elaboração de atas, orientações sobre às publicações de editais, às prestações de contas, quanto a impressão e registro de livros obrigatórios);
· Implantação de controles internos (controle de contas a receber e contas a pagar, fluxo financeiro, controle de material de expediente, controle de estoques, cadastro de contribuintes, modelos de balancetes para prestação de contas);
· Orientação sobre a escrituração fiscal e contábil (Livro Diário, Livro Razão, Livro Caixa, Livro de Prestação de Serviços);
· Arquivos (organização dos procedimentos internos, fluxo de papéis, lay-out, guarda de documentos);
· Atendimento (treinamento para o pessoal do telemarketing e recepcionistas);

· Projeção no Mercado (planejamento de marketing para as entidades que muitas vezes estão “escondidas”);
· Análise de Desempenho (implantação de modelos de mensuração e análise econômico-financeira para tomadas de decisões, como número de contribuintes, números de assistidos, gastos mensais/anuais, prioridades, investimentos, etc…).
· Revisão da área organizacional: missão da instituição, visão, valores e responsabilidade social;
· Elaboração de planos estratégicos: situação desejável para a instituição, análise dos motivos de insatisfações, oportunidades, alianças, cooperações e diagnósticos estratégicos;
· Gestão de Materiais;
– Dimensionamento e controle de estoques, previsão de estoques, custos, níveis e sistemas de controles.
– Armazenamento de materiais: estocagem, layout, localização dos materiais, embalagens e inventário físico.
– Compras: preço-custo, condições de compras, negociações e fontes de fornecimento.

· Planejamento e recrutamento de pessoas: treinamento, desenvolvimento de pessoas, higiene e segurança do trabalho;
· Clima e cultura organizacional: grupos e equipes de trabalho (estrutura, pesquisa, normas, desafios e metas, conflitos e desenvolvimento de equipes);
· Orientação na montagem de layout e logomarca;
· Marketing:

– Divulgação da instituição (meios possíveis);
– Atendimento (treinamento em telemarketing e recepção);
– Plano de Marketing;
– Pesquisa de Marketing.

As fotos são da entidade e dos representantes da EJT e do SOS.