Pesquisa relata aumento de 0,99%

10 | 03 | 2006
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

A Empresa Júnior Toledo realizou pesquisa de preços no dia 6 de Março de 2006 e foi constatado que em relação ao mês anterior houve aumento de 0,99%. A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente. Um estabelecimento não autorizou a pesquisa.

Uma boa explicação para esse aumento é o fato de os supermercados comprarem uma quantidade maior no final do ano e nos meses de Janeiro e Fevereiro eles diminuem seus preços para liquidar os estoques. No período de análise os estabelecimentos voltaram os preços no seu patamar normal.

O maior aumento dos grupos, deu-se no de Frios/Laticínios que foi de 3,48%. Um dos produtos que mais contribuiu para esse aumento foi o litro de Leite Líder (caixinha), com uma variação de 10,83%, e outro foi o Iogurte Bliss Morango, que variou 10,21% de um mês para o outro.
No setor de Cereais/Mercearia houve uma queda de 0,75%, porém o Feijão tipo carioquinha 1kg teve um aumento de 27,37% em relação ao mês anterior. Isso se deve ao fato de estar em época de entressafra.

Os preços dos produtos entre os mercados continuam com muita diferença. No grupo dos Cereais/Mercearia, o preço do arroz Tio João variou entre R$5,99 e R$7,85, uma diferença de 31,05%. Outra grande discrepância foi no setor de Carnes/Embutidos, o Frango Resfriado variou de R$1,28 até R$2,89, obtendo uma diferença de 125,78%, a maior porcentagem registrada entre os produtos da pesquisa.

Ainda com relação à variação de um mercado para o outro destaca-se a importância de pesquisar, pois o preço da Maionese “Primor” (500g), por exemplo, variou de R$1,49 a R$2,89, sendo que o menor preço estava em promoção em um determinado supermercado, ocasionando uma diferença de 93,96% com relação ao maior preço.

Caso o consumidor compre uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastará R$353,90; por outro lado, se efetuar a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsará o valor de R$272,52, economizando assim R$81,38.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Renato Garcia Sales, Rafael Torres Peretti, Cybele Cruz Martins, e da aluna de Ciências Contábeis Ana Paula Mazzuchelli, sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.

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