EJT realiza mais uma pesquisa

09 | 01 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou pesquisa de preços no dia 04 de janeiro de 2006 e detectou uma queda de 0,37% nos preços pesquisados em relação a dezembro de 2005. A pesquisa foi realizada nos seis maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente. Dois estabelecimentos não autorizaram a pesquisa.

O grupo de Carnes/Embutidos teve a maior queda com relação ao mês anterior, 5,58%. Tiveram destaque neste grupo o quilo do Acém e do Músculo, com quedas de 13,39% e 8,49% respectivamente. No caso do Frango resfriado, que teve uma redução de 8,58% em relação a dezembro de 2005, as promoções foram fundamentais para esta queda e para a grande diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, podendo ser encontrado entre R$3,10 e R$1,59, ou seja, uma variação de 94,97%.

Em contrapartida, o estudo revelou que, houve elevação de 3,40% no grupo de Cereais e Mercearia, maior alta entre os grupos pesquisados em relação aos preços praticados no início do mês de dezembro. Os produtos que mais contribuíram para essa elevação foram o Feijão tipo carioquinha 1Kg com uma variação de 19,71%, seguido do Arroz Anceli 5Kg, com alta de 11,42%.

Nesta época do ano as promoções são freqüentes, pois os varejistas utilizam este mês para ajustarem seus estoques vendendo com desconto o excesso de mercadorias que não foram vendidas no período de festas. Como os varejistas esperavam um aumento de 5% de aumento nas vendas e este aumento foi de apenas 2%, estas promoções tendem a se prolongar.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Procon a mudança no perfil de consumo vem produzindo efeitos na demanda. Outros fatores também interferiram no aumento de preço de commodities agrícolas como, por exemplo, os custos de produção aumentaram, principalmente, em razão da alta dos preços do petróleo, insumo básico para a produção, o preço de máquinas e equipamentos agrícolas e os fatores climáticos, no qual o baixo índice de chuvas no centro-sul do país trouxe perdas à produção de soja, milho e de feijão, além de redução do rendimento das pastagens.

A pesquisa mostra ainda que a diferença de preços entre os estabelecimentos fica ainda maior neste período do ano com as promoções. O Queijo Mussarela fatiado 1Kg pode ser encontrado entre R$4,98 e R$9,44, ou seja uma variação de preços de 89,56%. O Papel higiênico Scott neutro 4 unid. tem preços entre R$0,99 e R$1,59 diferença de 60,61%
Se o consumidor optar em comprar uma unidade de cada produto pelo preço mais barato ele vai pagar R$ 290,95 economizando R$ 66,60 do que se comprar pelo maior preço.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Mayara Regina da Silva, Roberto de Paula Junior e Sheyla Toyota sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.