Estágio para alunos da Pós

29 | 09 | 2005

Do dia 10 ao dia 17 de outubro, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio Docente no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos – EAAJ, órgão integrante do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Pós-Graduação.

Serão oferecidas quatro vagas para os alunos que cursam alguma Pós-Graduação na área de Direito. São elas Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Tributário e Processo Tributário, Direito Civil e Processo Civil, turmas I e II. Após o término das inscrições haverá um processo seletivo e os candidatos aprovados deverão passar por um treinamento fornecido pelo Núcleo de Prática Jurídica, em data a ser definida. A ausência do candidato no treinamento implicará em seu desligamento automático.

Os aprovados vão trabalhar diretamente com os estagiários da Graduação de Direito, orientando-os na conclusão dos atendimentos que posteriormente, acabam se tornando processos. “Pelo prisma da faculdade esse projeto é importante, pois permite a integração da Pós-Graduação com a Graduação. Na visão do aluno da Pós, tendo em vista que uma das vertentes que ele pode exercer é a docência, esse estágio permite um treinamento nessa área. Por fim, o aluno da graduação, terá uma qualidade maior em seu aprendizado devido ao acompanhamento constante de alunos da pós que por já serem formados trazem uma certa experiência”, explicou o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Márcio Zago.

O projeto foi criado no ano passado, mas, começou a ser executado este ano. A seleção dos alunos foi feita no final de 2004 e, no começo deste, começaram a estagiar.
Os estagiários têm que se dedicar 20 horas semanais ao EAAJ e recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 645,96. A duração do estágio é de seis meses podendo ser prorrogada por mais seis meses. “Penso que este ano foi extremamente proveitoso e mesmo sendo o primeiro os resultados foram ótimos. O EAAJ em conjunto com o Núcleo de Prática tomou o cuidado de fazer uma avaliação com os alunos da Graduação que receberam orientações dos docentes, os alunos da Pós-Graduação, durante o ano de 2005, e de forma geral, a avaliação foi muito satisfatória”, afirmou o coordenador do EAAJ, Jeferson Fernandes Negri que disse que neste ano, aproximadamente 241 alunos-estagiários passaram pelo EAAJ.

Em breve o edital completo das inscrições.