Jornada: O Clube do Imperador

08 | 08 | 2005

No dia 13 de agosto, às 13h, no Anfiteatro Doutor José Cupertino D´Arce, terá mais uma Jornada de Cinema da Toledo, apresentando o filme “O Clube do Imperador”, de Michael Hoffman com Kevin Kline de “Será que é ele?”, e Emile Hirsch de “Um Show de Vizinha”.
A escolha desse filme foi feita, por votação, pelos participarantes da Jornada anterior, entre “Tomates Verdes Fritos” e o “O Clube do Imperador”, que venceu com 80% dos votos.

Ele é baseado no Curta-Metragem de Ethan Canin. Na história, William Hundert (Kevin Kline) é um professor apaixonado por História Antiga. Ele acredita que as histórias dos gregos e romanos têm muito a ensinar. Em ST. Benedicts, um colégio exclusivo para garotos ricos, Hundert luta para transformar meninos em homens utilizando lições de moral. A chegada de um novo aluno, contudo, colocará à prova sua conduta ética e profissional. Trata-se do rebelde Sedgewik (Emile Hirsch), filho de um influente senador, que começa a desafiar autoridades e regras da instituição, iniciando uma turbulenta batalha de egos com o mestre. Nenhum discípulo, antes, se atreveu a comparar os imperadores reverenciados por Hundert aos Sete Anões da Branca de Neve. A guerra entre um educador idealista, que procura dar verdadeiro significado à vida, e um aluno, que se contenta com a influencia do dinheiro do pai para garantir sua ascensão, trará conseqüências. Determinado a descobrir um modo de conquistá-lo, Hundert começa, lentamente, a quebrar regras com o objetivo de ganhar a confiança de Sedgewick. Logo, o nobre esforço do professor para moldar o caráter do aluno, produz em si efeitos mais profundos. Uma decisão a ser feita mudará o destino de Sedgewick e de outros, e o assombrará pelos próximos anos.

A censura do filme é de 12 anos, e, depois de sua exibição, haverá um debate sobre a contribuição do educador para a sociedade. Participarão do encontro professores de instituições educacionais públicas e particulares, assim como outros convidados, são eles: Joana D´Arc Nascimento Aguiar Coelho, Diretora da Escola Monsenhor Sarrion,
Júlio Cesar Barrios, Professor do ensino médio e da Toledo/PP, e Maria Cecília Palácio Soares, Professora da Toledo/PP.

A Jornada é válida como atividade complementar para os alunos da graduação.
As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Extensão e no Departamento de Marketing da Toledo. Toda a comunidade pode participar e o valor do ingresso é 1 quilo de alimento não perecível.