Projeto oferece bolsas de estudo

29 | 07 | 2005

O projeto Jovens Acolhedores, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com as Instituições de Ensino no Estado de São Paulo, teve início em 2004, na grande São Paulo, e está sendo ampliado, em 2005, para o interior do Estado. O objetivo principal é desenvolver atividades que promovam a humanização do atendimento na área da Saúde, especificamente nos Hospitais Estaduais.

O aluno selecionado receberá uma bolsa de estudos integral e passará por cursos para atuar como “acolhedor”, que é quem promove o encontro do usuário com a instituição de saúde por meio de atitude cuidadosa, disponível para uma escuta aberta às necessidades do usuário e capacidade de orientar sua inclusão dentro do sistema de saúde. O desenvolvimento de seu trabalho implicará necessariamente na integração com todas as demais atividades institucionais que vão dar prosseguimento aos cuidados iniciados na recepção.

DADOS GERAIS PARA EXTENSIONISTAS

Extensionistas: alunos matriculados do primeiro ao penúltimo ano dos cursos de Administração, Contábeis, Direito, Economia e Serviço Social.

Pré-requisitos: matriculado do primeiro ao penúltimo ano do curso. Com capacidade para trabalhar em equipe, desembaraço no trato com o público, iniciativa na solução de problemas (dinamismo), postura profissional (compromisso e ética).

Número de vagas: 10 vagas.

Local de atuação: Hospital Estadual Dr Odilo Antunes Siqueira de Presidente Prudente, Av. Cel José Soares Marcondes, 3758.

Carga horária: 20 horas semanais de 2ª à 6ª feira, período da manhã ou tarde, com contrato de 1 ano de duração.

Bolsa de Estudo: BOLSA DE ESTUDOS de valor INTEGRAL da mensalidade base, sendo que a Secretaria de Estado da Saúde arcará, mensalmente, com a importância de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais), relativamente a cada estudante, devendo o restante da Bolsa ser complementado pela Instituição de Ensino, para a quitação da mensalidade.

Obs.: Esta bolsa de estudos não cobre o valor referente a disciplina cursadas a título de dependência.

Funções:

– recepcionar todas as pessoas que procuram a Unidade de Saúde com urbanidade e respeito, acolhendo-as com humanidade;
– buscar a resolutividade no agir e solucionar dos problemas e compromisso com a satisfação e qualidade do atendimento;
– cumprir a programação sob sua responsabilidade;
– zelar pelo bem público, inclusive materiais, equipamentos e instalações da Unidade de Saúde ou os que forem colocados à sua disposição;
– cumprir normas e princípios que regem a administração pública;
– dedicar 20 horas semanais para as atividades do Programa a serem desenvolvidas de Segunda à Sexta-feira.

Treinamento: Os alunos escolhidos, após processo seletivo, participarão de um curso formativo a ser desenvolvido durante os doze meses de duração da bolsa, com direito a certificado. Serão abordados os seguintes conteúdos: Conceito de Saúde e Doença; Aspectos Psíquicos do Adoecer; Aspectos Psico-sociais presentes nas relações humanas; Sociabilidade e Comunicação, Direitos Sociais, Cidadania e Participação na Comunidade; Processo de Trabalho na Instituição de Saúde; Políticas de Saúde: SUS e seus princípios; Humanização da Assistência a Saúde e Ética.

INSCRIÇÃO

Período: 22 de julho a 08 de agosto de 2005

Local: www.saude.sp.gov.br / Destaque: Jovens Acolhedores.

Seleção: Sorteio e seleção durante treinamento de 2 dias.