Ex-aluno preside Júri Simulado

25 | 05 | 2005

Como parte das atividades propostas pela disciplina de Estágio Supervisionado Processual, ministrada pela professora Fabiana Junqueira Tamaoki, os alunos dos 5ºs anos A, B, C e D da Toledo realizaram o Júri Simulado nos dias 20 e 25 de maio. Em ambos os dias, o Júri foi presidido pelo ex-aluno da Faculdade de Direito da Toledo, hoje, juiz substituto de Presidente Venceslau, Rodrigo Antônio Franzine Tanamati, que se formou em 2001 e, pela primeira vez, participou de um evento da faculdade. Os jurados foram os alunos dos 1ºs anos de Direito. “Me senti muito honrado quando a professora Fabiana Tamaoki me convidou para participar dos Júris, pois é muito gratificante retornar à faculdade, rever antigos colegas e principalmente ver um júri do outro lado, pois como aluno eu também já participei”, contou Rodrigo.

No dia 20, o 5º A enfrentou o 5º B e foi julgado o crime de tentativa de homicídio, cujo réu foi condenado a seis anos de reclusão. Já no dia 25, a disputa ocorreu entre os 5ºs anos C e D e o julgamento foi de um homicídio simples e o condenado pegou uma pena de sete anos de reclusão. “Fiquei impressionado com os alunos que se mostraram muito calmos e seguros, souberam ordenar e expor muito bem as idéias, que é o que se espera na atividade profissional. Mas o melhor de tudo é que eles sabem que em seus caminhos contam com o respaldo de uma faculdade séria, que se preocupa com a qualidade do ensino”, opinou Rodrigo.

Para a professora que foi a coordenadora dos júris, Fabiana Tamaoki, esse é um momento importantíssimo para a carreira dos alunos. “Nos júris, eles colocam o que viram na teoria em prática, evidenciando o procedimento jurídico, passo a passo. Em especial é o momento oportuno que eles têm para treinar a oralidade perante o público que, hoje, é uma das maiores barreiras do profissional de Direito”, afirmou.

O Júri Simulado ocorre uma vez por ano com todos os alunos dos 5ºs anos de Direito da Toledo.