Jornada de Cinema atrai público

23 | 05 | 2005

A Jornada de Cinema da Toledo que ocorreu às 13h, do dia 21 de maio, apresentou o filme “O Crime do Padre Amaro”, de Carlos Carrera, baseado no livro de Eça de Queiroz. “Considero que esta foi a melhor jornada que aconteceu desde o ano passado, tanto pela qualidade do filme, quanto pelo nível do debate”, afirmou a coordenadora de Extensão da Toledo, Carolina Martins Fernandes. Cerca de 40 pessoas compareceram ao Anfiteatro Doutor José Cupertino D´Arce.

Após a exibição do mesmo, teve um debate sobre diversos temas, entre eles o celibato, as mudanças da Igreja com a evolução da sociedade e o aborto. Os debatedores foram os professores da Toledo, José Hamilton do Amaral, Andrea Pennacchi Marcondes, e Cyrus Eghrari Goulart e a estudante de religiões, Margot Malkin.

No filme o jovem Amaro (Gael) recém-ordenado padre é enviado em treinamento a uma paróquia em Los Reyes para auxiliar o vigário local, Benito. Lá Amaro se apaixona por Amélia (Ana Cláudia Talancón), uma adolescente linda e devota, filha de Sanjuanera (Angélica Aragón), dona do restaurante mais importante da cidade e amante clandestina de Benito. Devorado por seu impulso sexual e reprimido pela pressão do celibato a escolha do proibido é inevitável.

A inovação desse ano é que agora o público presente é quem escolhe o próximo filme a ser veiculado. Para a próxima Jornada de Cinema que será realizada dia 4 de junho,às 13h, no Anfiteatro Doutor José Cupertino D´Arce, o filme escolhido foi “O Clube do Imperador”, com 81% dos votos. “Com as Jornadas temos o objetivo de debater assuntos da nossa sociedade e também do nosso ensino, ampliando assim o conhecimento dos participantes com base no cinema”, explicou Carolina.

As Jornadas são abertas para toda comunidade, as inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Extensão, o valor é 1 quilo de alimento não perecível. E é válido como atividade complementar. O evento tem a realização da Coordenadoria de Extensão e do Departamento de Marketing da Toledo.