Pesquisa em super e hipermercados

10 | 05 | 2005

No dia 04 de maio de 2005, a Empresa Júnior Toledo realizou a pesquisa mensal de preços em oito supermercados e hipermercados da cidade de Presidente Prudente. Nesta pesquisa, foi constatada uma pequena queda de -0,57% em relação aos preços pesquisados em abril passado, estando abaixo da inflação de São Paulo que fechou o mês em 0,83%. Fica aqui mais uma vez evidenciado que os preços administrados (energia, combustível, telefonia, transportes) são os itens que têm sido responsáveis pelo aumento da inflação e que os preços concorrências, como os alimentos têm tido o papel de estabilizador do processo inflacionário.

Analisando os produtos por grupos, frios/laticínios apresentaram uma variação negativa de -1,96%, sendo um dos produtos contribuintes para tal variação o apresuntado Sadia (fatiado/kg); com um percentual de -6,31% em relação ao mês anterior, encontrado a R$10,29 anteriormente e na pesquisa atual a R$9,64.

Por outro lado, houve aumento significativo como o grupo de artigos de higiene, ou seja, 2,37%; destacando o papel higiênico Neve Ultra Soft que obteve variação média entre os respectivos meses de 9,23%, encontrado em abril a R$3,36 e neste mês a R$3,67 sendo a maior elevação dentre os grupos pesquisados.

Outro produto que também obteve diferença notória foi o Açúcar Cristal Alto Alegre 5kg que havia apresentado no mês passado aumento, hoje reflete uma queda expressiva de -8,34%; encontrado a R$4,61 em abril e a R$4,22 em maio. Isso se dá devido ao início de safras, surgindo concorrência entre as usinas e naturalmente ocorre à queda de preço.

Prevalece ainda a diferença de preços dos produtos pesquisados entre os estabelecimentos, a farinha de trigo Dona Benta 1kg, atingiu variação de 60,61%, encontrada entre R$0,99 e R$1,59.

Outro produto com expressiva variação entre os estabelecimentos pesquisados é a farinha de mandioca Deusa Crua Biju 500g, encontrada à R$1,79 e a R$2,79, uma variação de 55,87%.
Vale lembrar o quanto a pesquisa beneficia o consumidor, ou seja, é uma forma vantajosa do mesmo planejar a sua renda, e com isso, comprar produtos de qualidade com preços acessíveis, garantindo assim a redução de seus gastos.

A pesquisa contou com a colaboração dos alunos de Administração: Bruna Maria Seabra Moreno, Carlos de Albuquerque Souza Neto, Carlus Vinicius Celeste Oliveira, Edilde Gonzaga de Andrade, Mayara Regina da Silva, Murilo Brugnollo Rezende, Roberto de Paula Junior, Valéria Coimbra dos Santos de Contábeis; com a coordenação da aluna de Economia Grace Ane D. de Souza; sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira aqui a pesquisa!